Casa do Povo de Vila Franca do Campo recebe prémio do INATEL

No passado dia 22 de Janeiro, a Casa do Povo de Vila Franca do Campo foi uma das várias entidades presentes na gala “Reconhecer”, evento de reconhecimento social promovido pela Fundação INATEL e que teve lugar no Teatro da Trindade em Lisboa. 
Num ambiente de convívio e solidariedade foi publicamente reconhecido o contributo de quem intervém no espaço público em prol de um mundo melhor. Os principais intervenientes de actividades que deixaram uma pegada solidária, durante o ano 2018, estiveram representados nesta gala de reconhecimento social. A fundação INATEL reconheceu, em especial, a colaboração de todos os Centros de Cultura e Desporto (CCD) que levam a cabo missões que vão ao encontro das reais necessidades das pessoas e se destacam na prossecução de um caminho que toca no concreto da vida de quem mais precisa de ajuda.
De entre os vários prémios atribuídos, a Casa do Povo de VFC recebeu o Prémio CCD que distingue os Centros de Cultura e Desporto, parceiros da Fundação INATEL em múltiplas iniciativas. Anualmente, três CCD são premiados pela actividade desenvolvida ao longo do ano e que tenha sido especialmente relevante no contexto da economia e da responsabilidade social. De entre as várias actividades desenvolvidas, pela instituição as destacadas neste prémio foram as desenvolvidas pela valência Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) MOSAICO com o seu público alvo, jovens em situação de vulnerabilidade social.  Esta valência procura realizar o despiste precoce e encontrar as motivações/interesses do grupo alvo, por forma a promover um sistema inovador de formação sócio—pedagógica caracterizada por uma intervenção, simultaneamente, complementar e alternativo à escola. Durante o ano de 2018 esta valência envolveu 54 jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 21 anos de idade e operacionalizou diversos ateliers ocupacionais para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e pré-profissionais nas áreas de carpintaria e gastronomia, desenvolvimento do atelier A Quinta, Atelier Academia de Expressões (CRIA); Descoberta e Aventura; Saúde e Adições; Afetos, Sexualidade e Planeamento familiar, Atelier Participação Comunitária; Alfanumérico, Competências Pessoais e Sociais, ComPais e Atelier TIC e dois campo de férias. Foram realizadas diversas visitas sócio pedagógicas a locais de interesse do público-alvo quer de carácter cultural e monumental, bem como de interesse profissional e ambiental. Foram desenvolvidas actividades de animação destinadas ao lar de idosos do concelho, bem como creche e jardim de infância local. O acompanhamento da equipa foi contínuo quer aos  jovens, quer às suas famílias.
A gala foi apresentada por José Carlos Malato e houve vários momentos culturais com actuações do Quinteto do Carlos Alberto Moniz e Roncos do Diabo, tendo terminado com o Cocktail de Encerramento. A Casa do Povo de VFC presta os mais sinceros agradecimentos à Fundação INATEL pelo reconhecimento nacional do trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos 16 anos, através das várias equipas de quem é entidade gestora, nomeadamente Roda-Viva, CDIJ MOSAICO e Equipa Protocolo de RSI.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima