Loja mais antiga de Ponta Delgada vai a 4 de Fevereiro para a Rua Açoriano Oriental

 A loja Gil M. Teixeira & Irmão Lda., a mais antiga de Ponta Delgada, vai mudar-se para o nº. 35 da Rua Açoreano Oriental (a cerca de 250 metros de distância da anterior localização na Rua dos Mercadores).
A abertura do novo espaço vai realizar-se a 4 de Fevereiro, pelas 18h00. Prevê-se a presença de representantes da Câmara Municipal de Ponta Delgada, da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, da Comissão Municipal de Toponímia e Distinções Honoríficas, entre outras entidades, clientes e amigos.
A fundação do estabelecimento data de 1888. Em 1952, a firma passou para a gerência de Gil Manuel Teixeira e do seu irmão Leonel Teixeira. Nessa altura, a loja tomou a atual designação, substituindo o anterior nome “Casa Américo Franca”. Desde daí que a empresa se mantém na mesma família, sendo gerida por Ana Isabel Ricardo Teixeira Paiva, filha de Leonel Teixeira. 
A loja soube acompanhar os tempos, mas sem perder a sua essência, tornando-se um dos espaços comerciais “mais queridos” entre os micaelenses. Em mais de 130 anos de história, é consensual (quer por clientes, quer por historiadores) “que a forma de comercializar e o ambiente tão característico do espaço se mantiveram intactos”. Em 2018, o estabelecimento comercial recebeu da Câmara de Ponta Delgada o ‘Diploma de Mérito Municipal’ pelo “contribuinte persistente para a valorização patrimonial da nossa identidade colectiva”. 
No início de 2019, por venda do imóvel, a loja Gil M. Teixeira & Irmão Lda. teve de sair do espaço na Rua dos Mercadores. “Mesmo sem quaisquer tipos de apoios públicos, os proprietários mantiveram-se decididos em manter o legado da história da loja mais antiga da cidade de Ponta Delgada”. 
Assim, “além do conceito não sofrer qualquer alteração, a organização interior do novo espaço foi cuidadosamente pensada para manter inalterável toda vivência tão própria do Gil M. Teixeira & Irmão Lda. As peças históricas (como o relógio de parede e a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, ambos do início do século XX) e o mobiliário (que foi todo devidamente restaurado) vão transitar para o novo estabelecimento”, dizem os seus proprietários.
“Procedeu-se à valorização de todo o património, contribuindo para enriquecer a história de Ponta Delgada e dignificando o comércio tradicional da cidade”, concluem.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima