Vão ser criados novos incentivos para a compra de carros eléctricos e criada rede de carregamentos

O Governo dos Açores aprovou um diploma que define a estratégia para a implementação da mobilidade eléctrica nos Açores. Este diploma materializa um conjunto de medidas de apoio e incentivo à mobilidade eléctrica, nas suas diversas vertentes, que “reforçam” a aposta que o Executivo faz neste sector.
 Esta estratégia será concretizada através da implementação da rede de carregamento de veículos eléctricos de acesso público, já em curso e que chegará a todos os concelhos da Região.
Será desenvolvida a rede de carregamento de veículos eléctricos em edifícios em regime de propriedade horizontal, empreendimentos turísticos, infra-estruturas turísticas, sociais, recreativas, culturais e desportivas, estabelecimentos e conjuntos comerciais e parques de estacionamento de acesso público.
 Serão também definidas metas para a introdução de veículos eléctricos por entidades que possuam frotas, fomentando a mobilidade eléctrica na Administração Pública e a promoção da mobilidade eléctrica na sociedade civil, designadamente através da disponibilização de um portal dedicado à temática.
 Esta estratégia prevê também apoios financeiros para a aquisição de veículos eléctricos e dispositivos de carregamento, aquisição de veículos eléctricos destinados ao transporte colectivo de passageiros para a renovação ou reconversão de frotas e a aquisição de veículos eléctricos afectos aos sectores social, económico e ambiental. 
O Governo refere que se prevêem também incentivos não financeiros, como a criação de lugares de estacionamento destinados a veículos eléctricos em parques de estacionamento de acesso público, a criação de soluções de mobilidade e outras medidas e acções que facilitem a acessibilidade ao sistema de mobilidade eléctrica, bem como a criação de incentivos fiscais.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima