Fontinhas campeão açoriano

Águia respira melhor

Tal como se esperava, o Fontinhas é o campeão de futebol dos Açores, quando ainda há duas jornadas para disputar. 
A vitória na Ribeira Grande, por 3-1, sobre o Desportivo de Rabo de Peixe, garantiu ainda o ingresso na próxima época no Campeonato de Portugal. Fundado em 1975, o clube do concelho da Praia da Vitória é campeão na segunda participação na prova regional. O percurso de 18 vitórias, 4 empates, 3 derrotas, 52 golos marcados e 22 sofridos, até domingo, nas duas fases, revela a superioridade do Fontinhas. 
Rui Sousa (20m) abriu o marcador para o Fontinhas, empatando Tiago Resendes (64m) quando o Desportivo de Rabo Peixe já estava com 10 devido à expulsão de Lelé (57m) por duplo “amarelo”. João Borges (70m) e João Dias (80m), com uma execução perfeita, fixaram o resultado final.
O Lusitânia, que folgou na 8.ª jornada, ainda tem dois jogos para efectuar (Marítimo em Angra e Desportivo da Rabo de Peixe, na Ribeira Grande), contra um do Fontinhas (com o Operário, na última ronda). Com os 8 pontos de atraso, pode somente encurtar a diferença.
O Desportivo de Rabo de Peixe luta com o Maritimo da Graciosa pelo último lugar do pódio. Estão separados por 2 pontos.
Em relação ao apuramento dos dois clubes que acompanham o Cedrense na descida, só na última jornada ficarão apurados. O regresso do Angrense ao Campeonato de Futebol dos Açores veio confirmar que vão baixar 3 equipas. 
O Águia ao ganhar, nos Arrifes, por 1-0 (Rodrigo Simão, aos 13m, de pênalti), ao Graciosa FC, passou a respirar melhor visando a manutenção. Está a 1 ponto do Sporting de Guadalupe que continua a desiludir e a 3 pontos do Vitória do Pico. 
O jogo que as duas equipas disputam no Pico na próxima jornada vai clarificar quem fica em 3.º lugar do grupo da manutenção/descidas. 
A equipa de Guadalupe, que está em queda livre, só joga na última jornada no campo do Cedrense, enquanto o Vitória e o Águia ainda têm dois jogos. Além do que vão realizar entre si, o Águia recebe o Cedrense e o Vitória viaja até ao campo do Graciosa FC. 
A turma de Santa Cruz dificilmente vai evitar a descida com os 26 pontos que ostenta e porque só joga uma vez, frente ao Vitória. 
GRUPO DA SUBIDA - 8.ª jornada: Marítimo-Operário, 2-0 (realizado 5.ª feira) e Desp. Rabo de Peixe-Fontinhas, 1-3. Folgou: Lusitânia.
Classificação: 1.º Fontinhas 58 pts (7 jogos); 2.º Lusitânia, 50 (6); 3.º Desportivo de Rabo de Peixe, 37 (6); 4.º Marítimo Graciosa, 35 (6) e 5.º Operário, 29 (5 jogos).
GRUPO DA MANUTENÇÃO/DESCIDAS - 8.ª jornada: Águia-Graciosa FC, 1-0 e Sp. Guadalupe-Vitória, 0-2. Folgou: Cedrense.
Classificação: 1.º Vitória do Pico, 32 pts (6 jogos); 2.º Sporting de Guadalupe, 30 (7); 3.º Águia, 29 (6); 4.º Graciosa FC, 26 (7) e 5.º Cedrense, 5 (6 jogos).

FAYAL SPORT ESTREIA-SE

O Fayal Sport vai estrear-se no Campeonato de Futebol dos Açores. O clube da cidade da Horta conquistou o título de campeão das ilhas do Faial e do Pico no passado domingo.
A última vez que o clube centenário esteve numa prova açoriana foi ainda na série Açores da 3.ª divisão nacional, na época de 2011/2012.
O Desportivo de São Roque é a outra equipa que sobe à prova açoriana, como representante da AF Ponta Delgada.
A terceira equipa só é conhecida mais tarde, quando for apurado o campeão da AF Angra do Heroísmo. Boavista da Ribeirinha, da ilha Terceira, e Desportivo Velense, da ilha de São Jorge, são os candidatos.

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima