Casa Museu José da Costa Franco abre ao público

 Numa lógica de partilha com a comunidade, José da Costa Franco doou a sua casa sita na Rua Machado dos Santos ao Município de Ponta Delgada.
Conforme expressou em carta dirigida ao Presidente do Município, era seu desejo desta casa “retirar maior proveito toda a comunidade”, devendo nela ser criada uma Casa ou Oficina de Artes, “não descaracterizando, pelo menos a área do primeiro piso, onde se situam os salões, quarto de jantar e quarto de cama, espaços estes que deverão manter-se tal como se encontram, incluindo o seu mobiliário, como espaço museológico”. 
A Câmara Municipal de Ponta Delgada aceitou a doação e, após uma intervenção, abriu o espaço com o nome de Casa Museu José da Costa Franco, que pode ser visitada, a partir do dia 3 de Maio, às segundas, quartas e sextas entre as 09h00 e as 11h00. Esta casa, com o respectivo mobiliário, peças de arte e memórias, situada em frente a Ermida de Santa Luzia, também pode vir a acolher eventos de natureza cultural ou institucional. 
José Manuel Bolieiro inaugurou esta tarde o espaço, onde lembrou José da Costa Franco, nome incontornável e emblemático do comércio tradicional de Ponta Delgada, e enalteceu o seu gesto para com a comunidade. “Destaco o papel e o prestígio que o doador tem no contexto do comércio de Ponta Delgada e dos Açores, munícipe que foi distinguido pelo Município”, enalteceu o edil, reafirmando sentir “orgulho pelo legado de atividade que José Franco deixa na memória do comércio de Ponta Delgada”. 
O Presidente do Município, em declarações à comunicação social, deixou também uma palavra de “reconhecimento e pública gratidão pela doação” e lembrou o “sentimento de justiça” de José Franco que “trabalhou, teve sucesso, mas sempre quis ser grato à comunidade”.
José Franco, recorde-se, faleceu no ano passado com 83 anos de idade. Durante várias décadas,  geriu a loja Riviera em Ponta Delgada, de que foi fundador e era proprietário.
Este estabelecimento foi agraciado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada no Dia da Cidade, a 2 de Abril de 2018, com o Diploma de Reconhecimento Municipal.
Em 2012, José Franco recebera a Insígnia Autonómica de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola da Região Autónoma dos Açores. 
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima