AFPD volta a não cumprir com o regulamento 

Águia joga duas horas depois do Guadalupe

O pólo de interesse nas duas jornadas em falta do Campeonato de Futebol dos Açores é saber quem acompanha o Graciosa FC e o Cedrense na descida de divisão. Sporting de Guadalupe e Águia dos Arrifes são os intérpretes.
O Águia actua pelas 15h00 na ilha do Pico com o Vitória, arbitrado por Vasco Almeida (AF Horta). Com os 2 pontos que recebeu sexta-feira pela derrota atribuída ao clube micaelense, o Vitória ficou com a manutenção assegurada. O Águia passou a ter 28 pontos, menos 1 (havia terminado empatado a 1 golo o jogo da 1.ª volta desta fase de manutenção/descidas) do que usufruía. 
A estada do treinador Emanuel Simão no banco quando não tinha cumprido a totalidade dos 35 dias de suspensão de que foi alvo, motivou que no espaço de uma semana o lote de candidatos à descida passasse de três para dois. 
Ao Águia só resta vencer o jogo de hoje e o de domingo, nos Arrifes, com o Cedrense, para evitar a descida. Mesmo se não tivesse perdido o ponto o cenário era o mesmo. Como o Vitória vai jogar tranquilo, como o Águia ainda não perdeu nos 6 jogos que já disputou, com 12 golos marcados e 5 sofridos, as hipóteses de somar os 3 pontos aumentam.
Inexplicável é o facto da Associação de Futebol de Ponta Delgada voltar a não cumprir com o regulamento que aprovou, mas que pune os clubes que não cumprem. 
O jogo do Cedrense com o Sporting de Guadalupe começa duas horas mais cedo (arbitra Dioclécio Ávila, da AF Angra) do que o encontro em que intervém o Águia. Estipula o regulamento que nas duas últimas jornadas de ambas as fases os jogos têm de principiar à mesma hora. As alterações de dias e horárias são autorizadas “excepcionalmente” se as classificações e os resultados  das equipas participantes “não irão beneficiar ou prejudicar tantos os interessados directos quer quaisquer outros indirectamente”. 
Águia e Sporting de Guadalupe ainda lutam para evitarem a descida. Se o Guadalupe não ganhar fica com a permanência em perigo porque termina hoje a participação.
Mas como este campeonato já tem outras irregularidades e como os clubes aceitam...
Para a zona de subida, com o campeão Fontinhas encontrado e sem posições chave por definir, os jogos em horas diferentes não ferem o regulamento.
Assim, Lusitânia e Marítimo da Graciosa jogam pelas 13h30 (Diogo Andrade, da AF Angra) em Angra do Heroísmo e na Lagoa, pelas 15h00, encontram-se Operário e Desportivo de Rabo de Peixe (João Paulo Branco, da AF Ponta Delgada).

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima