Para as viagens e estadas das equipas do Campeonato de Futebol dos Açores

Apoios oficiais rondam os 426 mil euros

Aquele valor foi contratualizado com os clubes para apoio nas 13 viagens aéreas e terrestres, nos transferes e nas estadas das caravanas das equipas compostas por 18 elementos, como determina a portaria do Governo Regional para as provas de futebol de âmbito açoriano.
Nos contratos programas assinados antes do campeonato começar, visando as 9 deslocações de cada equipa na primeira fase, o valor total foi de 298 339.20 euros. Para a segunda fase, que envolveu menos viagens, a verba disponibilizada pela DRD foi de cerca de 127 mil euros.
A diferença de valores para os clubes da mesma ilha resulta das deslocações que cada equipa efectuou na segunda fase da prova.
É por isso que os clubes das ilhas do Pico e do Faial têm a verba mais elevada. As duas equipas da ilha de São Miguel que estiveram na fase de subida (Desportivo de Rabo de Peixe e Operário) receberam menos porque só tiveram uma viagem à ilha Graciosa e duas à ilha Terceira.
Os cerca de 426 mil euros não incluem as majorações e prémios de utilização de atletas formados nos Açores.

540 mil euros valor médio

Em entrevista recente concedida pelo Director Regional do Desporto ao “Açoriano Oriental”, foi referido que o valor médio anual do apoio ao Campeonato de Futebol dos Açores é de cerca de 540 mil euros.
António Gomes revelou que se houvesse um aumento para 12 equipas “e com cenários de distribuição por ilhas de origem semelhantes ao atual, o acréscimo rondará os 70.000,00 euros entre apoios às deslocações, majorações e prémios de utilização de atletas formados nos Açores.”
Na mesma entrevista o Director Regional apontou que “na hipótese extrema de dispersão e de as equipas terem origem das 6 ilhas que actualmente possuem prática de futebol federado (2 equipas de cada ilha), o valor poderia ascender a mais de 900.000,00 euros.”
Como já demos conta no início de Novembro, o total as verbas que os clubes orçamentaram e que foram apresentados na DRD somam 1 milhão e 100 mil euros de gastos com a disputa do campeonato açoriano. Foram menos 83 681 euros do que as 10 equipas da época passada.
No quadro em anexo as duas últimas colunas revelam os valores para a primeira fase e as verbas finais no conjunto das duas fases.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima