“Investir na melhoria das infra-estruturas agrícolas ajuda a economia”

A agricultura tem uma grande importância para a economia de Santa Maria, pelo que investir na melhoria das infra-estruturas agrícolas justifica-se plenamente, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento e para o progresso local.  A afirmação pertence ao Secretaria Regional da Agricultura e Florestas na inauguração da obra de beneficiação do Caminho Rural do Saibreiro.
João Ponte salientou que esta obra da Direcção Regional dos Recursos Florestais, com uma extensão de 750 metros, beneficia 18 hectares de pastagens e quase uma dezena de agricultores, tendo sido executada por administração directa, representando um valor global, incluindo equipamentos e mão de obra, de cerca de 63 mil euros. “Com mais este investimento público ao serviço dos agricultores, criam-se melhores condições de trabalho, contribui-se para a redução de custos de produção, possibilitando uma maior competitividade ao sector e capacidade para enfrentar os sucessivos desafios”, considerou acrescentando que, deste modo, o Governo Regional contribui para a sustentabilidade das explorações e para alavancar a economia local, que é um factor de coesão territorial e social no arquipélago.
 O Secretário, que também visitou as obras do reservatório do Cardal e assistiu à apresentação do projecto de construção de um açude na Ribeira do Aveiro, frisou que a preocupação do Executivo com o abastecimento de água em Santa Maria não é de agora, contando para o efeito com uma “boa articulação” com a Câmara Municipal de Vila do Porto. “Desde 2005, através da IROA, já foram investidos mais de 2,5 milhões de euros em captação, armazenamento e distribuição de água para agricultura na ilha de Santa Maria”, revelou João Ponte, acrescentando que “estão em curso investimentos que totalizam 170 mil euros para o reforço de água à agricultura e o desenvolvimento de um conjunto de estudos e planos de ação que irão definir as necessidades de investimento para a próxima década nesta ilha”.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima