Vão passar nos portos dos Açores durante este ano

170 mil escalas de passageiros em 152 escalas de cruzeiros

A Portos dos Açores, S.A. esteve presente na última semana, na cidade de Kusadasi, Turquia, na 54.ª Assembleia Geral da ‘MedCruise’, a Associação dos Portos de Cruzeiro do Mediterrâneo e mares limítrofes, incluindo os Mares Negro e Vermelho, Portugal e os arquipélagos de Madeira, Canárias, Cabo Verde e Açores, reunião anual na qual os portos participantes analisam o estado da indústria e perspectivam os desafios futuros.
Neste evento marcaram presença 14 armadores e variados jornalistas da especialidade, que se juntam à dinâmica de pareceria estratégia com os membros associados da ‘MedCruise’, potenciando o estreitamento de laços de cooperação entre os diversificados actores desta indústria, que continua em franca evolução, à escala global. O programa incluiu reuniões B2B (Business-to-business), workshops e acções de trabalho relacionadas com as actividades daquela associação, incluindo a redefinição das regiões que actualmente compõem a ‘Medcruise’, através da institucionalização, por exemplo, de uma nova zona denominada Near Atlantic, para alargamento da área de intervenção daquela organização e para valorização das características e particularidades das infraestruturas portuárias da costa atlântica, nomeadamente, os portos portugueses.
Tratando-se este de um segmento da economia cada vez mais relevante para o nosso país, alicerçado num crescimento sustentado, a Portos dos Açores S.A., com a sua presença na Turquia, pretendeu, também, reforçar o posicionamento do nosso arquipélago enquanto destino de cruzeiros, dando a conhecer a oferta portuária e turística destas ilhas.
Para 2019, e caso as previsões se confirmem, a actividade de cruzeiros nos portos nacionais registará novos recordes, com crescimentos quer ao nível dos passageiros, quer em termos de escalas, tendência para que apontam as previsões, igualmente, nos Açores, com mais de 170.000 passageiros e 152 escalas, cifra igual, neste último caso, ao máximo registado até agora, que foi estabelecido em 2017.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima