Dia Mundial da Criança assinalado com actividades lúdico-pedagógicas em várias localidades da ilha

Nas Capelas, hoje, dia 31de Maio, decorrerão no Jardim Público Artur Amorim da Câmara, junto à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação da Vila das Capelas, diferentes iniciativas inerentes ao Dia Mundial da Criança que se celebra a 1 de Junho. Com intuito de aglomerar toda a comunidade escolar capelense bem como as crianças do ensino pré-escolar da escola dos Poços e, em grande maioria, residentes na Vila das Capelas, a Junta de Freguesia de Capelas leva a cabo as comemorações pelas 9h00.
Esta acção conta com as parcerias da PSP de Capelas, da Polícia Municipal de Ponta Delgada e, ainda, do Centro de Convívio da Casa do Povo de Capelas, que irão promover e dinamizar actividades lúdico-pedagógicas ao público mais pequeno. A par das inicitivas em parceria, a Junta de Freguesia organizou actividades promotoras do desenvolvimento infantil, nomeadamente com a dramatização de uma fábula de La Fontaine, “A Cigarra e a Formiga”, interpretada pela Associação Açoriana de Educação pela Arte “Boneca de Trapos”, havendo lugar a momento musical. No recinto haverão os tradicionais insufláveis, as pinturas faciais, as corridas de kart e, à semelhança do ano transacto, um passeio no comboio-lagarta por algumas artérias da Vila das Capelas.
As actividades abrangerão cerca de 300 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo da EBI de Capelas (EB1/JI do Rossio, EB1/JI do Teatro Novo, EB1/JI dos Poços, Novas Rotas) e, ainda, crianças integradas na creche “Nica de Gente”, da Casa de Povo das Capelas. As actividades decorrerão ao ar livre entre as 9h00 e as 13h00, reunindo e envolvendo cerca de 380 pessoas. 
Também hoje, Sexta-feira, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, associa-se às comemorações do Dia Mundial da Criança, promovendo a realização de um espectáculo intitulado “Noite Mágica”, pelas 21h00.
 Este espectáculo, que tem como tema os clássicos da Disney, conta com a participação do Conservatório Regional de Ponta Delgada e do grupo de bailarinos do Estúdio 13.
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, promove também Sábado a realização de um conjunto de actividades no Parque Século XXI, em Ponta Delgada, para assinalar o Dia Mundial da Criança.
 No recinto serão instalados insufláveis, além dos equipamentos disponíveis para utilização permanente no parque, e vão  ser também promovidas actividades lúdico-pedagógicas, associando o ato de brincar à actividade física e à aprendizagem.
 Às 16h00, terá lugar o espectáculo musical infantil “Os três porquinhos”.
 Esta iniciativa do Governo dos Açores, à qual se associa o Instituto de Apoio à Criança dos Açores, tem início marcado para as 10h00 e vai prolongar-se até às 18h00. O acesso é livre e gratuito para todas as crianças e famílias que pretendam participar na iniciativa, visitando o Parque Século XXI. 
Mais de três mil crianças e professores de cerca de 40 escolas, jardins de infância e CATL do concelho de Ponta Delgada vão estar no Parque Urbano, a 3 de junho, para celebrar o Dia Mundial da Criança.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada que decorre entre as 10h00 e as  12h00 e as 14h00 e as 16h00.
No Parque Urbano de Ponta Delgada estarão 16 ateliers ludo-pedagógicos e muita animação com o já habitual pula-pula e com os Fungis Magic Truxis, estes a partir das 14h30, além de música ambiente.
Os 16 ateliers serão da TETRAPI Colégio do Castanheiro – Ciência Divertida; Grupo PDL Saúde; GAP - Grupo de Amigos da Pediatria; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponta Delgada; Divisão de Desenvolvimento Social (Rede de ATL da Câmara Municipal de Ponta Delgada); Geoparque Açores; Canil Municipal de Ponta Delgada; Departamento de Ciências de Educação da Universidade dos Açores; Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros; Farmácia Garcia; Confraria do Leite; Clínica de São Gonçalo  - Kids (lounge Dental Care); Forcabe - Centro de Formação de Cabeleireiros e Estética; Polícia Municipal de Ponta Delgada; Polícia de Segurança Pública e Optimed.
O evento, que todos os anos é promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada conta com o apoio da Repraçores (Compal), Sodril (Gelados Olá), Finançor (bolachas Moaçor Kids) e Resarte (balões).
Saliente-se que as comemorações do Dia Mundial da Criança no Parque Urbano de Ponta Delgada vão levar a que surjam algumas alterações nos parques de estacionamento localizados nas imediações deste espaço.
Assim, o parque situado junto à “Quinta dos Açores”, no Caminho da Levada, fica reservado ao estacionamento dos veículos ligeiros devidamente autorizados. Já o parque localizado na Avenida das Comunidades Açorianas (lado sul), fica reservado ao estacionamento dos veículos pesados de passageiros devidamente autorizados.
Em Vila Franca do Campo a celebração decorre sob a égide da XXV Semana da Criança, uma organização da Escola Básica e Secundária Dr. Armando Côrtes-Rodrigues, com a colaboração da Autarquia de Vila Franca do Campo que tem início esta Sexta-feira e prolonga-se até ao dia 5 de junho.
O arranque das actividades dirigidas às crianças do pré-escolar, 1º, 2º e 3º anos de escolaridade tem lugar às 9h30, no Açor Arena, com o “Megaflashmob da Criançada”, a entrega de prémios do Concurso “Uma frase para o Ambiente – Limpeza dos Mares e Oceanos!”, pula-pulas, dança, rappel, ginástica, ciência divertida, pinturas faciais, karaté, entre outros jogos, enquanto os alunos do 4º ano participam nas actividades náuticas, na Marina da Vila.
Entretanto, igualmente no dia 31 a partir das 18h00, no Parque da Vila, tem lugar a edição de 2019 do Desfile de Moda Ecológica. O evento vai contar com 20 participantes, entre elementos afectos a escolas e instituições do Concelho, que vão desfilar com modelos feitos com materiais recicláveis/reutilizados.
A iniciativa integra o programa de actividades da Semana da Criança e tem como objetivo sensibilizar a população e entidades participantes para importância do reaproveitamento dos resíduos, bem como dar a conhecer a política dos três R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar).
Os vencedores de cada um dos três escalões etários definidos terão direito a prémios, à imagem do sucedido nas edições anteriores. 
Posteriormente, os modelos utilizados no desfile vão ficar em exposição no estabelecimento comercial Hiper Solmar de Vila Franca do Campo.
As actividades da Semana da Criança terminam a 5 de Junho com pinturas na Marina da Vila, com mensagens de educação ambiental.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima