Hoje e amanhã em Santa Maria

Achada FC joga entrada na 2.ª divisão

A Achada FC, campeã de São Miguel, joga, hoje e amanhã, em Vila do Porto, com o Desportivo de São Pedro, campeão de Santa Maria, para o apuramento do representante da Associação de Futebol de Ponta Delgada (AFPD) à 2.ª divisão nacional de futsal.


A primeira partida é hoje pelas 15h00 e a segunda no domingo, igualmente pelas 15h00. Ambas são disputadas na ilha de Santa Maria como ditou o sorteio. 
A equipa que somar maior número de pontos fica qualificada. Se houver uma vitória para cada formação o desempate acontece através da maior diferença entre os golos marcados e os golos sofridos. A manter-se o empate haverá um prolongamento de 10 minutos no segundo jogo. Continuando o empate, o vencedor é encontrado através da marcação de pontapés desferidos da marca de grande penalidade.
O Achada FC terminou o campeonato de São Miguel com 47 pontos. Na segunda fase, com as 4 melhores equipas da primeira fase, sofreu uma derrota nos 6 jogos, ganhando  os restantes 5. Marcou 33 golos e consentiu 22.
Na primeira fase venceu 10 encontros, empatou 2 e perdeu por duas vezes. Foram 51 os golos marcados e 22 os consentidos. Terminou em 2.º lugar, com 32 pontos, os mesmos do então primeiro, o Desportivo de Rabo de Peixe.
O clube do concelho do Nordeste esteve nas finais das duas outras provas do calendário do futsal micaelense. Perdeu a Taça de Honra Luís Bernardo para o Santa Clara “B” (3-4) e a Taça de São Miguel para o Santa Clara “A” (0-6).
REGRESSO 5 ANOS DEPOIS

Quanto ao Desportivo de São Pedro, apenas jogou com a equipa “B” do clube. Venceu o campeonato de Santa Maria com 6 vitórias e 40-16 nos golos. A Taça de Honra, a Taça de Santa Maria e a Taça Deodato Puim foram igualmente ganhas pela equipa que neste fim-de-semana procura ascender à 2.ª divisão.
Após alguns anos sem futsal sénior por falta de jogadores, nesta época apenas o Desportivo de São Pedro participou com duas equipas. 
Apesar de não haver o mínimo de 3 clubes para regularizar as competições, como estabelecem os estatutos, a AFPD decidiu fazer disputar as provas com o intuito de procurar implementar e fortalecer o futsal sénior na ilha de Santa Maria.
A época de 2013/2014 marcou a última participação de uma equipa de futsal de Santa Maria numa prova nacional. Foi através do Clube Desportivo “Os Marienses”, que encerrou a actividade após ter descido no final daquela época. 
O Marienses disputou a série Açores da 3.ª divisão nacional por dois anos. Desceu há cinco anos ao ser 9.º e penúltimo classificado. As séries Açores eram constituídas por 10 clubes.

SANTA CLARA NAS CALDAS

A equipa feminina do Santa Clara joga, hoje, pelas 14h30, nas Caldas da Rainha, com o Clube Desportivo de Vidais.
Trata-se do jogo em atraso da 1.ª jornada, que deveria ter sido disputado no dia 4 de Maio.
As duas equipas jogaram no passado sábado na Lagoa para a ronda 4 da série “C”. Perdeu o Santa Clara por 5-3.
O Desportivo de Vidais soma 6 pontos. Tem 11 golos marcados e 9 sofridos. O Santa Clara tem 3 pontos (17-14), numa série liderada pela forte equipa de “Os Arneiros” de Torres Vedras.

FINAIS DA FORMAÇÃO

O pavilhão da escola da Lagoa é o palco das finais da Taça de São Miguel de futsal para os escalões de iniciados (juniores “C”) e de juvenis (juniores “B”).
A sessão começa às 18h30 com a final de juniores “C” entre o Clube Escolar de Vila Franca e o Achada FC.
A equipa da Achada, campeã de São Miguel e dos Açores e a preparar-se para o “play-off” nacional a ter lugar dentro de uma semana, foi a vencedora da série “B”. Venceu os 3 jogos com 25-1 nos golos.
O Clube Escolar de Vila Franca concluiu a série “A” com 3 vitórias e 1 empate (a série foi composta por 5 clubes), 21-8 nos golos.
Às 20h30 começa o jogo entre as equipas do Clube Escolar de Vila Franca e do Desportivo da Candelária para a decisão da taça de juvenis.
A equipa de Vila Franca do Campo ganhou a série “A” com 4 vitórias em outros tantos jogos (15-6 nos golos) e a turma da Candelária venceu a série “B” com 3 triunfos e uma derrota (21-8). Ficou com os mesmos pontos do Santa Luzia das Feteiras. 
As fases de grupos dos dois escalões etários foram disputadas numa só volta.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

x
Revista Pub açorianissima