2 de junho de 2019

Veleiros da 13.ª AZAB já navegam 

Chegada a Ponta Delgada é Quarta-feira

Os iates concorrentes à 13.ª edição da já famosa regata Azores and Back Race 2019 (AZAB) já começaram a percorrer as mais de 1.200 milhas (cerca de 2 500 km) que ligam Falmouth, em Inglaterra, até à ilha de São Miguel.
Os primeiros dos 55 iates concorrentes devem chegar a Ponta Delgada a partir de 4.ª feira próxima. Depois de uma semana na ilha de São Miguel, os iatistas partem para o percurso Ponta Delgada/Falmouth.
A AZAB não sendo uma regata de primeira linha em termos de competição, é uma das principais que servem de lançamento para as provas de mar transatlânticas. 
Outra característica é o facto de ser organizada por um clube, o Royal Cornwall Yacht Club. A edição deste ano é patrocinada pela MailASail, especialista em comunicações via satélite, juntamente com patrocinadores locais, Mylor Yacht Harbour e Rustler Yachts.
A primeira edição aconteceu em 1975 com 52 barcos. Face à afluência de tantos competidores e ao entusiasmo gerado, foi decidido manter o AZAB em intervalos de quatro anos. 
A segunda regata, em 1979, aceitou embarcações com um ou dois competidores, uma decisão que se revelou popular, já que em 1999 apenas um iate em dez era velejado sozinho. 
Em 1999 e em 2003 os velejadores realizaram apenas o percurso Falmouth/Ponta Delgada.
O diretor de corrida da edição de 2019, Ian Munday, referiu antes da largada “estar muito animado” por estarem envolvidos cerca de 50 competidores, incluindo o marinheiro do “Golden Globe”, Mark Slats, bem como iatistas de todo o Reino Unido e outros países estrangeiros.
Recorde-se que oito açorianos já competiram na AZAB. A primeira participação aconteceu em 1995, através do “Mopat“, de Manuel Mota e Armindo Furtado, e do “Supercha”, de Paulo Menezes e Carlos Pato. Estes últimos foram os únicos a fazerem a regata completa, isto é, fizeram 4 viagens entre Ponta Delgada e Falmouth.
Na edição seguinte o "skipper" Manuel Mota voltou a marcar presença no evento, desta vez acompanhado por Marco Sousa, no iate “Oasis”. 
Rui Mendonça e Pedro Carreiro estrearam-se na prova, a bordo da embarcação “Celtic Dream”.
O ano de 2003 regista a última participação açoriana na AZAB. O médico Rui Mendonça e o seu irmão Nuno Mendonça foram os competidores, a bordo do barco “Aphrodite”.
Como tem acontecido há 44 anos, o Clube Naval de Ponta Delgada tratará de toda a organização social da receção à regata, além de ser responsável pela chegada e pela partida dos barcos.
Dias depois de terem sido os anfitriões da Atlantic Back Cruising, os membros do Clube Naval de Ponta Delgada têm a responsabilidade de receberam mais uma regata de dimensão internacional.

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima