Bolieiro destaca potencial turístico da paisagem natural e cultural açoriana

O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, destacou o potencial  turístico da paisagem natural e cultural.
O autarca, que falava no encerramento da visita do IV Congresso Mundial ITLA- Territórios de Terraços e Socalcos, que se centra nas especificidades dos arquipélagos da Macaronésia: Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde, afirmou que a paisagem deve ser olhada como marca de uma identidade e de história e que deve, por isso, ser encarada como um elemento de coesão da actividade turística. 
“Vislumbrar o que temos com a ideia de conservar, de qualificar e de  promover permitirá encontrar neste círculo que quem promoveu passa a assumir as responsabilidades  de conservar. Uma vez conservado é preciso potenciar através da sua qualificação o valor de um reconhecimento de identidade e é preciso acrescentar a este valor identidades, uma referência cultural de cada território e de cada povo”, sustentou.
Bolieiro, que também falava na qualidade de Presidente da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, apontou alguns desafios, nos Açores, para a conservação da paisagem, nomeadamente da orla costeira: “estamos no Atlântico Norte, o mar a galgar a terra, sejam socalcos ou fajãs, não é muito difícil. As alterações climáticas que se avizinham com a  subida do nível de águas também ajuda a  ter um reconhecimento de identidade que responsabilize políticas públicas para a conservação, para a requalificação e para a promoção destes lugares”. 
O Presidente congratulou-se com a realização de eventos como o IV Congresso Mundial ITLA- Territórios de Terraços e Socalcos. “A vossa pesquisa e interesse, para além da consciência do reconhecimento e da identidade, ajuda a pensar em questões que são da nossa identidade, como a natureza e o ambiente e que estão associadas à subsistência nas ilhas”, expressou.
“Que as conclusões deste congresso possam contribuir como boa aportação de influência para as políticas públicas de preservação, conservação, requalificação e promoção do que temos”, concluiu. 
O autarca mostrou a sua satisfação pela parceria da organização do congresso com os municípios de São Miguel, salientando que “a Macaronésia funciona não apenas por impulso de governos, mas também por impulso cívico, académico e de investigação”.  
O congresso mundial ITLA- Territórios de Terraços e Socalcos é dedicado ao tema da construção da paisagem, à forma de a tornar habitável, bem como à sua integração nas condições de vida das populações. 
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima