“Tradições” na preservação da cultura da Ribeira Grande

A Ribeira Grande é um concelho rico em tradições, algumas delas seculares que importa preservar e transmitir aos mais jovens. Foi com esse intuito que a Câmara da Ribeira Grande decidiu avançar com a edição de um livro que compila as tradições e festividades do concelho numa linguagem direccionada para um público mais jovem.
O livro “Tradições – Festividades e tradições da Ribeira Grande para os mais novos”, escrito por Paulo Bulhões e com ilustrações de Romeu Cruz, apresenta as tradições e festividades mais relevantes do concelho e integra diversos desafios que podem ser realizados nas escolas ou CATL’s.
Presente na cerimónia de lançamento do livro, o vereador da Cultura da Câmara da Ribeira Grande, Filipe Jorge, destacou que a “Ribeira Grande é um concelho rico em tradições, algumas delas seculares, que cabe a cada um de nós saber preservar, divulgar e participar para que se mantenham vivas ao longo das próximas gerações”.
A preservação e perpetuação das mesmas cabe, em primeiro lugar, “às instituições públicas que têm o dever e a responsabilidade de manter vivas tradições que mantêm viva a história e vivência de um povo”, acrescentou.
Ciente desse dever e responsabilidade, a Câmara da Ribeira Grande “aposta neste livro como uma forma de ligar o passado ao futuro, oferecendo às gerações presentes um documento que ajuda a compreender a génese, a evolução e a relevância cultural que cada uma representa”, explicou.
“Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”, disse o pensador Marcos Garvey. “É precisamente as raízes das tradições da Ribeira Grande que queremos fortalecer com a edição e divulgação deste livro, na esperança que no futuro sirva o propósito para quem foi pensado: levar o nosso passado cada vez mais longe”, destacou Filipe Jorge.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima