Luís Rodrigues fala da “Pesca na ilha”

“Boa gestão da pesca deve ser feita com qualidade e sustentabilidade”

“Fazer pesca em qualidade e respeitar a sustentabilidade dos recursos deve estar na base de uma boa gestão”, disse o Director Regional das Pescas, frisando, por isso, que a valorização dos produtos da pesca é “uma prioridade” para o Governo dos Açores.
 Luís Rodrigues, que falava, na Lagoa, em S. Miguel, no final da iniciativa ‘Pesca na Ilha’, integrada no Festival Sabores do Mar, salientou que esta iniciativa “faz parte das medidas implementadas pelo Governo para a valorização dos produtos da pesca”, adiantando que já envolveu a participação de “mais de 1.000 pessoas” em várias ilhas dos Açores.
 “O conceito ‘Pesca na Ilha’ tem o objectivo de ligar um produto da pesca à identidade de cada ilha, organizando pequenos fóruns de discussão, envolvendo a investigação, a gestão, a produção e a restauração”, frisou o Director Regional, acrescentando que a iniciativa, para além das instituições da pesca, envolve as forças vivas locais, “procurando projectar os produtos da pesca e, ao mesmo tempo, dignificar o sector e a comunidade piscatória.”
 A Raia é uma espécie que começa a fazer parte da cultura gastronómica da cidade da Lagoa e, por isso, a Direcção Regional das Pescas organizou, com a Câmara Municipal, a associação de pescadores Bom Porto e a Federação das Pescas dos Açores, um espaço de reflexão e debate, aberto à comunidade, que juntou investigadores, gestores, produtores e chefes de cozinha, culminando com a degustação de pratos de Raia, preparados por um jovem formador da Escola de Turismo e Hotelaria.
 No ano passado foram descarregadas 61 toneladas de Raia, das quais 35 toneladas em São Miguel, a um preço médio de dois euros.
 “É uma espécie de baixo valor comercial, pelo que faz parte das espécies que, há dois anos, têm vindo a ser promovidas”, afirmou o Director Regional das Pescas.
 O valor total da venda desta espécie nos Açores em 2018 foi de 94 mil euros, tendo as vendas em São Miguel registado um valor de 71 mil euros.

Festival Lagoa Bom Porto é cartaz turístico da cidade

Até Domingo passado decorreu no Porto dos Carneiros a Festa em Honra de São Pedro Gonçalves Telmo. Este é um evento que se realiza há há doze anos, e, ano após ano, tem se vindo a tornar-se mais visível e atractiva, juntando várias actividades nas vertentes religiosa, musical, gastronómica, recreativa e desportiva, durante quatro dias. Cristina Calisto, congratulou todas as entidades envolvidas na organização deste evento e revelou que esta é uma festa que representa um dos cartazes turísticos da cidade de Lagoa.
 Este ano, o Festival Lagoa Bom Porto recebeu uma exposição de fotografia, da autoria de Marcelo Borges. No Porto dos Carneiros, foi ainda inaugurado um mural, realizado pelo duo Halfstudio, com a pintura do poema “A sinfonia da cor”, de Armando Cortês Rodrigues.
Realizou-se uma Feira de Produtos Locais, tendo a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa realçado que “a Lagoa apresenta-se num momento de grande desafio com uma viragem em termos económicos. Temos novos empreendimentos a nascer no nosso concelho, no ramo da saúde, tecnológico e turístico. São áreas fulcrais para poder renovar a Lagoa em termos de força e pujança económica. Esta fase vem demonstrar que estamos no caminho certo”. Cristina Calisto destacou o papel do Gabinete de Desenvolvimento Económico nesta vertente, tendo sido criado para dar apoio directo a todos os empresários, para garantir que os projectos com viabilidade, são estimados e apoiados pela Câmara Municipal”. 
Cristina Calisto aproveitou ainda a ocasião para deixar uma mensagem a toda a população, destacando a importância da formação dos recursos humanos e neste sentido a ligação, neste festival, com a Escola Hoteleira e Turística, como um bom exemplo disso e reconhecendo a componente de formação profissional como alternativa ao ensino regular e cada vez mais necessária nos tempos que decorrem em muitos sectores de atividade, sendo também uma aposta na reconversão profissional de muitos activos. 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima