Liga Portuguesa de Basquetebol

Lusitânia e Terceira começam em casa

Terceira Basket (Sporting CP) e Lusitânia (Esgueira) iniciam dentro de portas a próxima edição da Liga Portuguesa de Basquetebol, cuja ronda inaugural acontece a cinco de Outubro. Aqui fica o programa da jornada inaugural: Lusitânia - Esgueira, SL Benfica - Vitória SC (Guimarães), Maia Basket - Barreirense, Ovarense - UD Oliveirense, Galitos do Barreiro - FC Porto, Terceira Basket - Sporting CP e CAB Madeira - Illiabum.
A tarde da passada segunda-feira também ficou marcada pelo sorteio do Campeonato da Proliga 2019/20, cujo início está apontado para 12 de outubro. Como grande novidade o facto de a competição não estar dividida em zonas, como vinha acontecendo. O AngraBasket estreia-se no reduto do Desportivo da Póvoa. Aqui fica o mapa da rodada de abertura:
Eléctrico FC - AD Sanjoanense, Imortal Basket - SL Benfica Sub22, Academia do Lumiar - Casino Ginásio, FC Porto “B” - Sporting de Braga, Académica - Belenenses, Sampaense Basket - Ginásio Olhanense e Desportivo da Póvoa - AngraBasket.

Novidades

Por outro lado, o quarteto-maravilha do basquetebol terceirense (Lusitânia, Terceira Basket, AngraBasket e Boa Viagem) está a preparar afincadamente a campanha que se aproxima.
No que concerne ao Lusitânia, Pedro Rodrigues (ex-Terceira Basket) é reforço garantido, ao passo que Miguel Freitas e Fernando Ferreira (Mangueira) renovaram o respetivo vínculo contratual.
Conforme demos conta na edição de ontem, os jovens Gonçalo Brum e André Terra assinaram pelos “leões”, ao passo que o treinador Iñaki Garcia está de regresso ao país de origem (vai ser adjunto numa equipa da segunda liga). Pedro Loth permanece na equipa técnica, mas ainda não é conhecido o substituto do treinador espanhol.
Por seu turno, Inês Peres é a nova treinadora do Boa Viagem, emblema que, na temporada vindoura, integra o Campeonato Nacional da Primeira Divisão de Basquetebol Feminino. Com passagem pela formação do Esgueira e Illiabum, a futura timoneira do grémio do Corpo Santo orientou, nas últimas três épocas, a Oliveirense com resultados bastante positivos.
Segundo conseguimos apurar, o até agora treinador do Boa Viagem, Roberto Simões, vai continuar ligado à modalidade na ilha Terceira, mas noutras funções. Alguns rumores indiciam que Simões pode ser o sucessor de Rui Fonseca no cargo de diretor técnico da Associação de Basquetebol da Ilha Terceira, algo que, contudo, as partes interessadas, pelo menos para já, não confirmam.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima