Guarda-redes do Desportivo de Rabo de Peixe

Recebido pelos presidentes da República e da Assembleia

Paulo Xavier vive momentos que até há um mês não entravam nos melhores sonhos. O jovem guarda-redes está inserido na selecção de Portugal de futebol de rua que a partir de sábado participa no Campeonato do Mundo, o Homeless World Cup.
As exibições pela equipa do CDIJ Porto Seguro, da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, no torneio regional que decorreu em Ponta Delgada, fizeram-no chegar à selecção de Portugal. Com 18 anos de idade feitos no passado dia 18 de Julho, três dias depois de ter entrado em estágio, Paulo Xavier tem, com os outros 7 colegas da selecção, estado em visitas constantes antes da partida para Cardiff, no País de Gales, onde decorre o torneio mundial deste ano.
Os elementos da equipa nacional desta modalidade de futebol, mas com regras muito diferentes do futebol que conhecemos, foram recebidos pelo secretário da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e fizeram visitas ao estádio da Luz, já que a Fundação Benfica é uma das apoiantes, e à Sociedade Central de Cervejas.
Paulo Xavier, que é guarda redes da equipa júnior do Desportivo de Rabo de Peixe mas que fará parte do plantel sénior, vai estar de sábado até ao dia 3 de Agosto em jogos da mais importante competição mundial de futebol de rua.
Esta vertente do futebol é jogada num campo com 21x16 metros, com 2 tempos de 7 minutos cada, por 4 atletas em cada equipa (um guarda redes), com o guarda redes a não poder sair da área, com os golos a serem válidos quando apontados de fora da área, de só se poder defender com 2 jogadores, de se poderem utilizar as tabelas laterais e de fundo entre outras regras próprias.
O futebol de rua é um projeto de inclusão social destinado a pessoas com 15 anos ou mais, que vivem numa situação de fragilidade habitacional e que pertencem a um projeto social ou são acompanhadas por instituições sociais.
Desenvolver competências pessoais e sociais, pertencer a um grupo social e promover a dignidade fora de um ambiente institucional são alguns dos objetivos deste projeto.

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima