Santa Clara começa amanhã a época oficial e João Henriques perspectiva

“Tentar fazer melhor do que na época passada”

- Quais são as prioridades para esta primeira competição e para esta época?
A prioridade para a taça da Liga desta época é fazer melhor do que a anterior. É com este intuito que vamos para o jogo com o Belenenses. Vamos também com o desejo muito forte de conseguirmos chegar à fase de grupos, em que só por uma vez o Santa Clara teve a possibilidade de estar presente, mas noutro contexto porque o modelo da competição era ligeiramente diferente. Isso é uma ambição que o grupo todo tem.
- O que conhece deste Belenenses?
Fazemos sempre a análise aprofundada dos nossos adversários. Sabemos que nesta altura da época não se tem o maior nem o melhor conhecimento como desejaríamos, até porque o Belenenses fez algumas alterações significativas na sua estrutura. Cerca de cinco jogadores habituais titulares da época anterior saíram e a entrada de outros jogadores originou que houvesse alguma alteração na dinâmica imposta.
Como o treinador é o mesmo e as ideias de base com certeza serão idênticas, nós estaremos preparados para defrontar o Belenenses, apesar destas alterações relativamente à época anterior.
- Na época passada o Santa Clara não conseguiu vencer o Belenenses...
Vamos tentar contrariar o que sucedeu na época passada. Podemos empatar mas temos de ganhar nas grandes penalidades. Mas não é este o objectivo, mas sim vencer o jogo, até porque nesta altura da época as equipas ainda não estão a cem por cento na sua condição nem no seu ritmo competitivo, pelo menos no desejável. Por isso, era bom que nós terminássemos os noventa minutos já com a vitória, para não ter o desgaste das grandes penalidades.
Face à ambição de chegar à fase de grupos, nós trabalhamos sempre numa perspectiva de melhoria de época após época. Defrontámos o Belenenses na época  passada por duas vezes. Empatámos uma e perdemos a outra e desta vez temos de melhorar este registo e entrar nesta competição com ambição de fazer bem diferente da época anterior.
Trabalhámos os vários momentos do jogo, as grandes penalidades, que são uma possibilidades para esta eliminatória, e acima de tudo estamos focados para que a equipa faça aquilo que nós pretendemos para época. Seja uma equipa intensa e que seja uma equipa com processos ofensivos que continue a privilegiar a qualidade do jogo e defensivamente seja uma equipa organizada. Vamos tentar manter a baliza a zero e ser concretizadores.
- O plantel já está definido?
Nesta altura da semana já está mais do que definido. Num plantel que é muito equilibrado, achamos quem são os melhores para desempenharem as suas funções. Felizmente, apesar das minhas dores de cabeça, foi difícil fazer esta convocatória.
Haverá jogadores que gostaríamos que fossem connosco, porque sabemos que estão tão bem como os outros e que seriam mais soluções para podermos usar, mas só podemos levar dezoito jogadores como sabem.

ALFREDO E MAIS 26!!!

- Se ainda sair algum jogador do grupo que está às suas ordens, haverá necessidade de colmatar a vaga ou tem já jogadores à disposição que evite recrutar substitutos para os lugares em aberto?
Existem as duas situações. Nós ainda não sabemos quem vai sair, mas para algumas situações já estamos preparados no plantel com jogadores para colmatarem estas saídas. Porém, se saíram outros jogadores que nós ainda não estamos preparados, até ao dia 31 de Agosto trataremos do assunto internamente. Estamos todos os dias juntos a trabalhar sobre isso e vamos estando sempre a par dos acontecimentos.
- O plantel que foi formado para este campeonato dá a impressão, a quem está de fora, de ser mais equilibrado. Também tem esta opinião?
Sim, o objectivo foi este! Depois de analisarmos o que fizemos na época anterior, analisando apenas a saída do Kaio, o terminar da carreira de dois jogadores (Accioly e Clemente) e uma ou outra saída de jogadores que terminaram o contrato, ao construirmos o plantel para esta época tentamos fazer um bocadinho melhor do que fizemos anteriormente. Depois de praticamente cinco semanas de trabalho, temos uma certeza que o plantel pelo menos é mais equilibrado.
- Domingo, na bancada, assistentes  ao jogo com o Praiense comentaram sobre a continuidade do Alfredo Stephens, dada a fraca rentabilidade em termos de golos que teve. Pelo que li, o sr. pretendeu que continuasse. Que utilidade pode trazer o avançado Alfredo?
É o Alfredo e mais vinte e seis.

Print

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima