João Bettencourt da Câmara brilhou na vetusta Igreja dos Jesuítas

A complexa peça musical Chaconne em ré menor para piano BWV 1004, de J.S. Bach – F. Busoni, foi brilhantemente executada na passada segunda-feira, na vetusta Igreja dos Jesuítas, em Ponta Delgada, pelo talentoso Pianista de ascendência açoriana João Bettencourt da Câmara, Professor de Piano na Universidade de Aveiro.
Tratou-se de um admirável concerto integrado no Verão Musical dos Açores, com o patrocínio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, onde atuou integrado na Camerata Atlântica, um projeto musical, em que um dos seus fundadores é o Violinista micaelense João Vieira de Andrade.
A Camerta Atlântica foi idealizada pela violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla, e é constituída por vários instrumentistas profissionais de cordas e tem a flexibilidade de poder ser alargada a uma formação mais ampla, dependendo do repertório a executar.
Um concerto de elevado nível musical que mereceu os mais elogiosos comentários e prolongados aplausos, num templo cuja sonoridade em muito contribuiu para arrebatar a assistência que verdadeiramente se deslumbrou. Para além da Chaconne, pudemos assistir à “Peça para quarteto de cordas” de Schubert e ao grande “Quinteto para piano e cordas em Fá menor de Brahms. Uma noite prodigiosa.
A transcrição por Busoni da Chaconne, a partir da Partitura No.2 para violino solo, BWV 1004, de Bach, foi um dos primeiros produtos de uma extensa busca criativa com a música de Bach. Este arranjo para piano é denso e extremamente imaginativo e inventivo, tendo o seu primeiríssimo lugar no repertório universal para piano. Esta adaptação de uma única linha melódica numa virtuosíssima peça para piano solo, é uma verdadeira obra-prima, cujo desafio só um pianista experiente e muito talentoso o consegue verdadeiramente interpretar. João Bettencourt da Câmara foi exímio na sua execução e muito poucos conseguem atingir a sua perfeição.
Busoni foi um compositor, pianista, professor e maestro italiano. A sua música é de uma complexidade tipicamente contrapontista, feita de diversas linhas melódicas entremeadas. Numerosas obras de Busoni foram baseadas na música do passado, em particular na de Johann Sebastian Bach. Ele fez diversos arranjos de obras de Bach para piano, mormente esta chaconne da sonata em ré menor para violino.
Entre 4 a 9 de agosto, a iniciativa Verão Musical dos Açores chega a S. Miguel, também em parceria com o Conservatório Regional de Ponta Delgada, e conta com a atuação, em concertos, dos solistas da Camerata Atlântica e com a realização de atividades pedagógicas no Conservatório Regional de Ponta Delgada, que têm como objetivo proporcionar a toda a população um encontro direto com a música clássica.
Os concertos foram agendados para a Igreja da Candelária, para o Colégio dos Jesuítas, e para a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, da Bretanha. Paralelamente, os solistas da Camerata Atlântica estão a realizar masterclasses de violino, viola de arco, violoncelo, piano e orquestra de cordas no Conservatório Regional de Ponta Delgada, culminando as atividades com um concerto conjunto de professores e alunos no dia 9 de agosto.
No concerto da passada segunda-feira podemos ainda presenciar a mestria do açoriano João Viera de Andrade, violinista virtuoso, nascido em Ponta Delgada, que estudou na Academia de Música da Ribeira Grande e no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Posteriormente estudou em Lisboa diplomando-se pela Academia Nacional Superior de Orquestra. Desde Setembro de 2014, é professor de violino da Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa. Por seu lado, João Bettencourt da Câmara, pianista nascido em Lisboa em 1988, apresentou-se pela primeira vez em público, com apenas 7 anos de idade, na cidade da Ribeira Grande. Estudou Piano no Conservatório Nacional e foi premiado em diversos concursos em Portugal e Espanha. Estudou no Royal College of Music em Londres. Tem atuado no Estados Unidos da América, Inglaterra, França, Espanha e Venezuela. Desde 2013, é docente de Piano na Universidade de Aveiro, estabelecimento de ensino superior onde recentemente concluiu com grande sucesso o Doutoramento.

Print

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima