Iniciativa turistico-cultural

Maia celebra Moinhos do Vasquinho com passeio e almoço em forno de lenha

Um passeio interpretativo aos Moinhos da Maia com almoço em forno de lenha, é o programa do Posto de Turismo da Maia – Casa do Povo da Maia para o próximo sábado de 17 de agosto, às 10h00.
De acordo com informação disponibilizada, esta iniciativa turistico-cultural terá início na trincheira da Praia Calhau D’Areia, dando a conhecer o património histórico dos Moinhos da Maia - popularmente conhecidos como Moinhos do Vasquinho - recentemente restaurados e adaptados para a confeção de comida em forno de lenha.
A nota da junta de freguesia da Maia dá conta de que em tempos idos, a população, munida de burros, deslocava-se diariamente até eles para a fabricação de farinha - ingrediente de extrema relevância para a confeção da comida regional – tendo muitos de lá pernoitar. Lá, os participantes poderão degustar várias iguarias, nomeadamente chicharros com inhame e batata escoada, cebola curtida, feijoada de porco preto, pão de milho, pão de trigo, sumo e vinho tinto.
O acesso aos moinhos será por um dos trilhos mais populares da ilha de São Miguel, o percurso homologado Fonte Santa – Praia da Viola (PR27SMI).
Esta iniciativa conta com a parceria do Parque Natural de São Miguel e da Junta de Freguesia da Maia, que se farão representar por especialistas na parte interpretativa, é referido com o mesmo documento.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima