8 de agosto de 2019

Criatividade na Praça Nossa Senhora do Rosário

Projecto itinerante do BPI e da Fundação “La Caixa” desperta os jovens da Lagoa

A Praça de Nossa Senhora da Graça, na cidade da Lagoa, irá receber, entre 20 e 23 de agosto, o novo projeto itinerante do BPI e da Fundação “La Caixa”, que propõe workshops com o objetivo de despertar a engenhosidade das crianças e ajudá-las a sentirem-se confortáveis numa sociedade em mudança. “Criactivity” é o nome dado ao espaço interativo que fomenta o desenho e a criatividade dos mais jovens. Esta atividade decorrerá entre terça e sexta feira, das 10 às 14 horas e das 16 às 20 horas, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.
Este projeto ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida ao longo da atividade. O veículo estará estacionado na Praça de Nossa Senhora da Graça, na freguesia do Rosário, em Lagoa, estando equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas para as crianças realizarem.
É um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade de jovens com idades a partir dos 6 anos, onde se irá praticar “a arte de pensar com as mãos”. Os mais novos poderão participar, assim, em workshops, com materiais do quotidiano e ferramentas de baixa e alta tecnologia, para dar vida às suas próprias ideias, impulsionando o seu espírito empreendedor, a cooperação e a reflexão.
O autocarro itinerante possui áreas de implementação de diferentes habilidades, como a área da mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, mármores e máquinas de pinball, a área do vento, a área da eletricidade e a área da luz, com um sistema de “stop motion”.
A componente lúdica e colaborativa deste espaço permitirá que as crianças pesquisem com materiais, criem os seus próprios desenhos e utilizem novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares, que englobam ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino primário e secundário, dos 6 aos 16 anos, para além de grupos familiares, sendo necessária uma reserva prévia

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima