Festival decorre sexta-feira e sábado

Grupo Folclórico do Porto Formoso traz Chile a Festival em São Miguel

Na próxima sexta e sábado, dias 9 e 10, o Grupo Folclórico de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso organizará o XV Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso, com a presença de um grupo de folclore internacional com o intuito de reunir em palco o melhor das danças, cantares e tradições.
A edição deste ano do XV Festival Internacional de Folclore do Porto Formoso realiza pelo quarto ano consecutivo parceria com o FOLK AZORES, criado pelo COFIT, Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira, contará com a presença de um grupo vindo do Chile, “El Grupo de Cantos y Danzas Folclóricas CHAMAL”,  bem como outros grupos regionais convidados, nomeadamente, o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento e o Grupo Folclórico das Camélias - Furnas.
O grupo internacional que provém de Santiago do Chile, foi criado em 1968 e hoje é formado por estudantes e empregados de distintas profissões. Já percorreu vários sítios da Europa e América, participou nos mais importantes festivais de Folclore do seu país, gravou 8 discos e é o único grupo de cantos e danças que recebeu um Disco de Platina, em 1980. Com os seus cantos e danças, são aplaudidos e elogiados pela forma como mostraram a cultura chilena, nomeadamente, a cultura do Arquipélago de Chiloé.
Por sua vez, o grupo organizador deste festival, Grupo Folclórico de Nª. Sª. Da Graça do Porto Formoso, fundado em 1998, é hoje constituído por cerca de 50 elementos, com idades compreendidas entre os 10 e os 65 e tem participado em vários concertos musicais e realizado atuações em eventos culturais, unidades hoteleiras, a bordo de cruzeiros, e um pouco por toda a ilha de São Miguel e continente português, nomeadamente Coimbra, Castelo Branco e Lisboa. A última digressão foi em 2018, no XXIII Encontro de Folclore em Santa Cruz, na ilha da Madeira, refere uma nota do grupo.
Em 2016 representou Portugal no Festival Mondial des Cultures de Drummondville, no Canadá.  E de forma a perpetuar a tradição, lançou o seu 1º CD que reúne os principais temas do seu reportório.
Em 2014 participou no 30º Festival Internacional de Folclore dos Açores, realizado pelo COFIT.
Como o Folclore tem na sua base a tradição, este ano o tema do Festival será os Jogos Tradicionais. O Festival terá início sexta-feira pelas 21h00, no largo Hintze Ribeiro, em frente à Câmara Municipal da Ribeira Grande, onde irá haver uma batalha de dança, desafiando músicas e coreografias na tentativa de um enlace multicultural. No sábado, 10 de agosto pelas 20h00, no Porto de Pescas do Porto Formoso, toda a população e visitantes poderão saborear Porco no Espeto.
No decorrer do evento estarão também disponíveis algumas barracas de comes e bebes onde se poderá encontrar malassadas frescas, refere o mesmo documento do grupo à imprensa.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima