“Esperanças” representam os Açores na 1ª Semifinal das 7 Maravilhas Doces

 Após conquistarem o primeiro lugar na Final Regional, em Ponta Delgada, as Esperanças vão agora à próxima fase, em Arcos de Valdevez, no dia 24 de Agosto. A Gala da RTP irá juntar 14 doces de diferentes regiões e apenas 7 passarão à fase seguinte.
A receita das Esperanças tem base num doce do Convento de Nossa Senhora da Esperança. Na altura conhecidos como “bolinhos de Esperança”, eram confeccionados pelas freiras do convento e oferecidos no final da procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres aos membros da Irmandade. Foram, até há bem pouco tempo, um segredo bem guardado, até a receita ter sido recuperada e adaptada pela Confeitaria A Colmeia para se apresentar agora como “Esperança”. A base mantém-se a mesma, com a utilização de ingredientes tipicamente associados à doçaria conventual, nomeadamente os ovos, amêndoa, pão de véspera e cidrão. A envolver o coração destas Esperanças estão finas camadas de massa crocante, polvilhadas com canela e açúcar.
Os doces de cada distrito e região autónoma têm sido escolhidos ao longo do mês de Julho e Agosto por votação telefónica, em programas transmitidos em directo pelo canal público. Este processo de selecção, que levará os doces a uma das duas semifinais, ainda está a decorrer.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima