“Onda de TICnogénios” da Misericórdia da Ribeira Grande ganha prémio BPI

 O projecto de promoção da infoinclusão da população jovem de Rabo de Peixe, ou seja torná-los utilizadores autónomos, no uso das tecnologias de informação e comunicação, apresentado pela Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, através da sua Valência Porto Seguro, acaba de ser contemplado com o Prémio BPI “la Caixa” Solidário 2019, uma iniciativa do BPI e da Fundação “la Caixa”.
O Porto Seguro é uma estrutura de acompanhamento de jovens dos 15 aos 21 anos que se encontrem em risco ou em situação de exclusão social e tem como objetivo proporcionar apoio à sua integração social e abrange neste momento 40 utentes, em situações de insucesso escolar e ou em situação de pobreza. A Misericórdia da Ribeira Grande, consciente de que a infoexclusão surge como um problema central, apesar da crescente integração das novas tecnologias no quotidiano e do seu acesso, dando origem a assimetrias e falta de oportunidades, pretende com o projecto “Onda TICnogénios” capacitar os jovens e famílias com qualificações básicas para serem agentes activos e autónomos no mundo digital. Assim, o projecto apresentado pelo Porto Seguro visa criar um inovador espaço tecnológico com o intuito de dotar os utentes de competências básicas de nível de utilização das novas tecnologias, contribuindo para combater a infoexclusão e promover a capacitação dos jovens que podem ser úteis no contexto laboral, adoptando uma perspectiva de empreendorismo e empregabilidade, com acções de formação sobre a criação de oportunidades de trabalho online. 
A Misericórdia da Ribeira Grande foi uma das 23 instituições contempladas das 132 candidaturas de instituições sem fins lucrativos, com projectos diversos e muito meritórios, orientados para a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Com este projecto, espera-se que a realização da formação básica TIC, mormente os agregados familiares dos jovens, possa certificar 50% dos destinatários com competências de utilização de computadores e softwares básicos e ao nível da edição da imagem e construção de CVs em 70% dos destinatários. Os projectos distinguidos promovem diferentes respostas sociais, mormente projectos inclusivos dirigidos a crianças e jovens em situação ou em risco de exclusão, entre outros.
O Prémio BPI Solidário insere-se na política de responsabilidade social do Banco e conta com o apoio da Fundação ”la Caixa”. As duas entidades estabeleceram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projectos de carácter social e cultural em Portugal após a entrada do BPI no grupo CaixaBank. Com o prémio BPI Solidário o Banco complementa o apoio concedido com os Prémios BPI Capacitar e BPI Seniores, destinados a apoiar pessoas com deficiência e os mais velhos, respectivamente.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima