“Candelária ao Desafio”

 “Candelária ao Desafio” é o nome da III Edição da noite de cantoria que o Grupo de Jovens da Candelária leva a efeito no próximo dia 13 de Setembro, no Carramação do Império de S. Pedro, na rua da Eira Velha, daquela freguesia do Concelho de Ponta Delgada.
O cantar ao desafio, um género de cantiga popular que se estava a perder entre nós e que renasce com grande pujança, graças a um número considerável de jovens que se interessam pelo improviso e que ultimamente é incluído nos programas festivos das nossas ilhas e na diáspora açoriana.
No espectáculo os cantadores vão improvisando, desafiando e respondendo um ao outro, normalmente ao som da viola da terra e dos violões, e tem atraído inúmeros apreciadores que se deliciam com o despique entre os improvisadores, batendo palmas, no decorrer da cantoria, sinal do interesse deste género de espectáculo.
Nesta terceira edição da “Candelária ao Desafio”, participarão vários cantadores da ilha Terceira, a saber: José Eliseu, João Leonel “Retornado” e António Mota, enquanto que Bruno Oliveira virá de S. Jorge. 
Da ilha de S. Miguel, estarão presentes os cantadores José Borges, João Luís Mariano, Paulo Botelho “Chalana” e Nuno Fonseca, tudo nomes muito conhecidos e apreciados no mundo da cantoria, que serão acompanhados pelos tocadores Emanuel Coelho, Tio Dolores, Bruno Ponte, Renato Cordeiro e Pedro Costa.
Em S. Miguel, os jovens cantadores já rivalizam com os mais velhos e trouxeram cor e frescura aos espectáculos e arrebanham muita gente, novos e velhos para assistirem às cantorias. Também conhecida por desgarrada, esta tradição é ainda denominada por cantares ao desafio, cantigas ao desafio ou cantigas à desgarrada, já tem uma associação de cantadores ao desafio dos Açores.
De acordo com Paulo Miranda, um dos organizadores da “Candelária ao Desafio”, o sucesso crescente desta iniciativa leva a que a organização espera que este ano, mais uma vez, o espectáculo seja coroado de o êxito, atendendo ao excelente naipe de cantadores e tocadores que têm merecido críticas muito positivas nas cantorias realizadas.
Esta terceira edição da “Candelária ao Desafio” tem o patrocínio da Junta Freguesia da Candelária, do Quintal dos Açores, da BenAutoRent a Car, da Quinta Pôr do Sol, do Restaurante Raião, de Augusto Dias, da Lavandaria Brisa dos Açores, de Manny Oliveira, Crisanto Viveiros, João Pavão Lda, da Associação juventude de Candelária, Pereira & Ponte, Paulo Ponte (transporte e venda de pão ao domicílio), da Carpintaria de José Manuel Ferreira, dos emigrantes no Canadá Eduarda Borges e Carlos Caetano e ainda de João Mariano.
No decorrer da noite de cantoria, haverá barracas com gastronomia regional, onde não faltarão o caldo verde, o frango grelhado, bifanas, asinhas, moelas, batata frita, batata com pimenta, chouriço, morcela e lapas, tudo ingredientes tipicamente regionais que contribuirão para que o serão seja bem passado e apimentado com as cantigas ao desafio.

              

Print

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima