Nova marina da Povoação já está operacional e autarquia espera que atraia mais visitantes

Já está concluída na Povoação, mesmo no porto, a nova marina, com capacidade para 58 embarcações, e que deve ser inaugurada dentro de uma semana e meia. 
O projecto da nova marina representou um investimento de 260 mil euros, que em parte foi financiado pelo ProRural (196 mil euros) e os restantes 64 mil euros foram assegurados pela tesouraria da autarquia. 
As novas infra-estruturas flutuantes foram já instaladas, nomeadamente os passadiços e fingers em aço galvanizado pintado, que inclui uma ponte de acesso com porta de segurança. Para além dos serviços de electricidade e de água, foram ainda instalados os meios de segurança regulamentares.
Os trabalhos de concepção, fabrico e instalação dos passadiços flutuantes, bem como do equipamento auxiliar, foram realizados pela empresa portuguesa Lindley, fundada em 1930 e especializada em soluções flutuantes para marinas e portos de recreio. 
Já no dia 4 de Julho, dia em que se assinalaram os 180 anos da Povoação, o Presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, falava na aposta do concelho no turismo náutico com a construção de uma nova marina, que aguarda agora a inauguração oficial.
Uma nova estrutura para potenciar o usufruto da frente de mar da Povoação que também tem vindo a implementar dinâmicas no âmbito do turismo que é numa mais-valia para o concelho.
Isso mesmo explicou o Presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo ao Correio dos Açores, referindo que esta marina “era um desejo já muito antigo” que foi possível concretizar agora e que representa efectivamente um virar da Vila da Povoação para o mar.
Pedro Melo realçou que esta nova obra vai juntar-se às obras que nos dois últimos anos têm vindo a ser concretizadas pela autarquia na frente-mar da Vila, nomeadamente as piscinas, a reestruturação da Praia dos Pelames e o parque infantil.
A nova marina, refere Pedro Melo, vai “servir todos os povoacenses que têm barcos e gosto pelo mar e vai permitir que mais pessoas nos possam visitar pelo mar”. É que até agora, reforço Pedro Melo, as condições para quem chegava à Povoação por mar não eram as ideais, mas com o novo projecto são melhoradas. Não só para que os visitantes que chegam por mar aumentem mas também vai permitir que “muitas empresas marítimo-turísticas tenham a intenção de começar a passar por aqui”.
Mas Pedro Melo lança também o desafio aos empresários do concelho para que sejam criadas empresas marítimo-turísticas a operar a partir da Povoação. “A breve trecho acreditamos que haja alguma empresa do concelho que inicie uma empresa no ramo marítimo-turística e que crie postos de trabalho e valor acrescentado para o concelho”, salienta. 
Junto com esta nova marina há ainda outro projecto que deve surgir em breve e que consiste na continuação do embelezamento e reestruturação da beira-mar da Povoação, que começou desde a Praia dos Pelames e vai até à parte final do porto “abrangendo o resto da beira-mar da Vila da Povoação”.
Sem querer avançar ainda muito sobre este projecto, Pedro Melo acrescenta que só com os benefícios que foram feitos até agora naquela zona da beira-mar “posso afirmar que estamos a ter excelentes resultados, tal o número de visitantes que temos tido na Vila. Números nunca antes vistos”, conclui. 
                                         

Print
Autor: Carla Dias

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima