Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra são as maiores manifestações de fé da diáspora açoriana

 A 33ª edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo será presidida pelo Bispo emérito de Setúbal D. Gilberto Canavarro e terá como convidado de honra o Director Regional das Comunidades, Paulo Teves.
A festa que se inicia hoje e termina a 26 é uma das maiores manifestações religiosas e culturais da diáspora açoriana. Esta é a opinião do Director Regional das Comunidades que afirmou que estas festas são  “parte integrante da identidade do Povo Açoriano e constituem uma das maiores manifestações da diáspora açoriana”.
“O culto à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade é celebrado e vivenciado em todas as localidades da Região Autónoma dos Açores e, pela força da emigração, foi levado as diversas regiões do mundo onde se celebra com mesma devoção, quer desde o século XVIII no sul do Brasil, quer em pleno século XXI também na América do Norte e nas Bermudas”, salientou Paulo Teves, que é o Convidado de Honra das festas deste ano, no portal de notícias do Governo Regional dos Açores.
A pouco dias do início das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, fundadas em 1986, o Director Regional das Comunidades destacou a dedicação de dezenas de voluntários e membros da comissão para promoverem não apenas um espaço religioso, mas também um mostra do património açoriano existente naquela zona dos Estados Unidos da América, num evento em que participam diversos grupos musicais, grupos folclóricos, bandas filarmónicas e as várias Irmandades do Espírito Santo.
“Todos os anos, a cidade de Fall River congrega milhares de açorianos e açor-descendentes de vários estados dos EUA, bem como do Canadá, das Bermudas e dos Açores o que demonstra, inequivocamente, o papel aglutinador desta celebração, mas também a vontade de perpetuar no presente e no futuro a sua matriz identitária”, referiu, acrescentando que, também este ano, “não faltarão momentos de aproximação, reunião e alegria em torno desta tradição única que nos une pela generosidade e espírito de partilha”
Paulo Teves afirmou que o Governo dos Açores tem apoiado, ao longo dos anos, a realização destas comemorações, considerando que esta tradição, quer pela sua dinâmica e prestígio, quer pela sua função agregadora e divulgadora do património cultural açoriano, muito contribui para a promoção das comunidades e da Região no mundo.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima