Observatório Vulcanológico dos Açores realiza actividade de divulgação científica no ilhéu de Vila Franca

 Na manhã do próximo dia 26 de Agosto, Segunda-feira, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) irá realizar uma acção geoturística, gratuita, de “volcanowatching, no Ilhéu de Vila Franca do Campo uma das mais emblemáticas geopaisagens dos Açores. 
Inserida no Programa Nacional de Cultura Científica Ciência Viva no Verão 2019, esta actividade baseada no tema  “Vulcões de Verão” procura ir ao encontro de um público de turistas e de habitantes locais que se entusiasmam cada vez mais pelo conhecimento do vulcanismo que ocorre nos Açores.
Este local emblemático da ilha de S. Miguel situa-se a 500m da costa, a sul de Vila Franca do Campo e, pelas suas características excepcionais, atrai todos os anos milhares de pessoas que aí encontram um local muito especial para passarem umas horas de descontracção e/ou de aprendizagem. De facto, mais do que a simples componente aliada ao lazer, o Ilhéu da Vila é um vestígio de actividade vulcânica e é um óptimo modelo para a compreensão da génese de todas as ilhas.
Por este meio o OVGA convida o público, em geral, a estar presente tendo assim a oportunidade de melhor conhecer esta área classificada como Reserva Natural desde 1983.
O OVGA elucida que o ponto de encontro será no próprio ilhéu, junto ao alpendre – Coordenadas GPS 37°42´20.52´´N | 25°26´31.22´´W.
Esta ação, que não requer inscrição prévia, decorrerá entre as 10h00 e as 12h00 e será guiada por técnicos do OVGA, em várias sessões de cerca de 20 minutos acompanhadas de folhetos explicativos.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima