Lulas representam um terço do valor da pesca nos Açores e de quase 50% em S. Miguel

 Os 7.100 mil euros de lulas descarregadas nos portos de Ponta Delgada (885,5 toneladas) representam mais de um terço de todo o valor do pescado descarregado nos primeiros sete meses do ano nas lotas da Região. 
De Janeiro a Julho deste ano foram descarregados nos portos dos Açores 3,6 mil toneladas de pescado no valor de 19,5 milhões de euros contra 71, mil toneladas pescadas no mesmo período do ano pescado no valor de 22,8 milhões de euros.
No caso de São Miguel esta realidade é mais evidente. Os 4,2 milhões de euros da lulas descarregadas nos portos micaelenses (460 toneladas) corresponde a quase metade do rendimento de toda a pesca na ilha (9,4 milhões de euros correspondentes a 1,8 mil toneladas de pescado) descarregado nas lotas da ilha.
A outra ilha dos Açores onde se têm feito capturas significativas de lulas é o Pico onde foram descarregadas em lota 122,8 toneladas no valor de 950,8 mil euros.~
Nas lotas do Faial foram descarregadas 21,5 toneladas de lula no valor de 134 mil euros e, na Terceira, foram descarregadas 90,7 toneladas de lula no valor 621 mil euros.
Na ilha das Flores foram descarregadas também nos primeiros sete meses deste ano 23 toneladas de lulas no valor de 160 mil euros
Em termos objectivos, é a pesca da lula que está, apesar de tudo, a fazer com que as pescarias este ano nos Açores, e sobretudo em São Miguel, não sejam um autêntico desastre financeiro para os pescadores e armadores regionais.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima