Rombo na popa do Mega Jet em Santa Maria atrasa todas as ligações inter-ilhas

  O navio Mega Jet ao serviço da Atlanticoline sofreu um incidente durante a atracação ao final da noite Domingo, às 23h45 quando chegava a Santa Maria vindo de São Miguel. O embate danificou uma defensa da popa, a bombordo, sem qualquer consequências para as pessoas e viaturas a bordo, motivando apenas atraso nas ligações inter-ilhas e desconforto por parte de alguns passageiros, nomeadamente jovens que tinham “praticamente o dinheiro contado” e não esperavam atrasos desta natureza, o que fez com que sem dinheiro “ficassem entedeados porque nada podiam fazer” a não ser “aguardar pacientemente”. 
A situação também se repetiu em Ponta Delgada, onde o barco devia fazer ligação à Terceira com saída às 10h15 o que só terá acontecido pelas 20h45, segundo informação dada aos passageiros pela Atlanticoline. Conforme constatamos houve também jovens que se lamentavam da situação por falta de condições financeiras para se manterem mais um dia na ilha e houve familiares que voltaram ao cais para ir buscar os seus familiares jovens para que pudessem almoçar e jantar.
Segundo um comunicado da Atlanticoline, para que o navio pudesse retomar a sua operação foi necessário aguardar um relatório técnico a atestar a sua operacionalidade, a cargo do Estado de Bandeira Grego. Entretanto, a Bandeira Grega e a Sociedade Classificadora Lloyds Register atestaram que o incidente não colocou em causa a operacionalidade do navio em integral segurança, sendo que, à luz desta informação, também a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a Autoridade Marítima consideraram estarem reunidas condições para a operação da embarcação. 
O barco retomou operação programada, com saída de Santa Maria às 17h30. A ligação que deveria ter saído de Santa Maria durante a manhã de ontem foi atrasada devido ao incidente mas terá a partir de São Miguel cumprido o itinerário previsto, escalando as ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge e Pico, antes de chegar ao seu destino, na ilha do Faial.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima