Ilha de Santa Maria vai dedicar uma semana à Festa da Meloa

 A Cooperativa de Produtores Agro-Pecuários da ilha de Santa Maria (AgroMarienseCoop, CRL.), em colaboração com a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas vai promover de 29 de Agosto e 8 de Setembro, o evento “Semana da Diversificação Agrícola - Festa da Meloa de Santa Maria”, com um programa diversificado, que tem como objetivo principal a divulgação dos produtos locais, com destaque para a Meloa de Santa Maria e a carne de vaca maturada, entre outros. 
Do programa consta a realização de workshops dirigidos aos profissionais da restauração e hotelaria, exposições, conferências sobre a temática da confiança dos consumidores e defesa da agricultura, bem como o lançamento e prova do produto“Doce de Meloa de Santa Maria”. 
Trata-se de uma maneira de valorizar esta fruta emblemática da ilha de Santa Maria, contribuindo para uma maior rentabilidade e rendimento dos produtores.
Desde 2015 que a Meloa de Santa Maria está classificada como um produto com Identificação Geográfica Protegida (IGP)e, devido à sua qualidade, a procura no mercado tem sido sempre maior do que a oferta.
Durante este evento ter lugar uma visita à Central Hortofrutícola da AgroMarienseCoop, permitindo aos participantes ficar a conhecer como é feito o processamento da meloa e provar alguns produtos hortícolas e apícolas.
Será, ainda, realizado um jantar degustação de produtos da ilha numa unidade hoteleira em Vila do Porto, decorrendo as inscrições até 29 de Agosto.
A Semana Gastronómica Mariense, propriamente dita, decorrerá entre 1 a 8 de Setembro, envolvendo a restauração e os bares locais aderentes.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima