Arquipélago recebe “Violas dos Açores”

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas vai receber o concerto “Violas dos Açores”. O Concerto decorrerá na “Blackbox” no Sábado, dia 28 de Setembro, pelas 17:30. O evento é de entrada livre mediante a lotação da sala pelo que se recomenda o levantamento de bilhete com antecedência.
Na edição de 2019 farão parte do “Encontro de Violas Açorianas” os músicos Alexandre Fontes (Santa Maria), Bruno Bettencourt (Terceira), Jorge Silva (Canarinho) (Pico), Rafael Carvalho (São Miguel) e Renato Bettencourt (São Jorge) que irão juntar-se para prepararem um repertório para o Concerto “Violas dos Açores”. 
Os músicos apresentarão modas tradicionais das suas ilhas, primeiramente, a solo, explicando as técnicas de execução de cada ilha, passando depois para a execução em conjunto de várias músicas do Cancioneiro Açoriano. 
O evento, produzido pela Associação de Juventude Viola da Terra desde 2011, tem como objectivo juntar tocadores de Viola da Terra de diferentes Ilhas dos Açores com o intuito de criar um diálogo musical e uma partilha de conhecimentos e das diferentes realidades de cada ilha. Ao mesmo tempo, estes Encontros são uma chamada de atenção para a necessidade de aproximação das pessoas para a aprendizagem da Viola da Terra e tem permitido criar redes de comunicação entre tocadores e formas de motivação mútuas, bem como trocas de repertório.
O Encontro regressa a São Miguel em 2019, depois da primeira edição em 2011, e conta pela primeira vez com a participação de um tocador da ilha de Santa Maria. Esta edição é ainda especial pelo simbolismo que é o concerto decorrer no Arquipélago. 
O Encontro já passou, também, pelas Ilhas Terceira, Pico, São Jorge e Flores, sendo um objectivo do mesmo poder passar por todas as Ilhas dos Açores nos próximos anos. 
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima