29 de agosto de 2019

Programa Nacional de Investimento 2030

Governo reafirma interesse em cais para granéis sólidos no porto de Ponta Delgada mas não fala na sua localização

O Governo dos Açores manifestou interesse junto de um grupo de trabalho do Governo da República em construir um cais de granéis sólidos no porto de Ponta Delgada, enquadrando-o no Programa Nacional 2021/2030 e a Secretária dos Transportes e Obras Públicas revelou ontem ao ‘Correio dos Açores’ que a sua localização é secundária.
Não sendo tecnicamente possível a construção de um cais de granéis dentro da baía do porto de Ponta Delgada, o futuro cais de granéis poderá ser construído em Santa Clara ou na Calheta junto às instalações da Moaçor. Mas, perante a insistência do jornalista sobre a futura localização, a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas realçou que, neste momento, o importante é a manifestação de interesse na construção do cais de cruzeiros e que, futuramente, se verá qual a sua localização.  A Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas levou três dias para dar esta resposta ao ‘Correio dos Açores’.
A Assembleia da República resolveu recomendar ao Governo que, na próxima legislatura, na análise dos investimentos para o período 2021-2030, “tenha em consideração as propostas que constam do relatório do Grupo de Trabalho – Programa Nacional de investimento 2030”, para cuja redacção foi ouvido o Governo dos Açores.
Vários empresários têm manifestado interesse em construir um cais unicamente para granéis sólidos no porto de Ponta Delgada e a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada tem manifestado interesse em que este cais seja construído na zona de Santa Clara, o que obrigaria à construção de um segundo molhe com quebra-mar que reforçaria a segurança de toda a bacia interior do porto de Ponta Delgada.
Entre os projectos apontados pelo Governo dos Açores está a construção de um cais para granéis no porto de Ponta Delgada, substituição dos cabos submarinos que asseguram a ligação entre o Continente, os Açores e a Madeira.
Os outros projectos apontados pelo Governo dos Açores foram a ampliação da pista do Aeroporto da Horta, na Ilha do Faial; a ampliação da placa de estacionamento C do Aeroporto Internacional da Lajes, na Ilha Terceira; e a construção do terminal de passageiros no porto de São Roque, na Ilha do Pico.

Print
Autor: João Paz

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima