Fenais da Luz em festa em honra da padroeira Nossa Senhora da Luz

As festas religiosas dos Fenais da Luz, em honra de Nossa Senhora da Luz, em São Miguel, iniciam-se hoje, Domingo, com a Primeira Comunhão. Na terça-feira serão acolhidas, na Igreja, as imagens das várias zonas da freguesia (Senhor Bom Jesus dos Aflitos, S. Jerónimo e S. Pedro) e a imagem de Nossa Senhora da Luz será levada do trono para o andor. Na Quarta-feira, dia 4, será rezado o Terço do Rosário (Mistérios Luminosos), informa uma nota enviada ao Igreja Açores.
No Sábado, dia 7, de manhã, haverá uma homenagem a Nossa Senhora da Luz, com a Celebração da Bênção e a participação de motards, carros, táxis, clubes, associações e empresários; à noite, será celebrada a Eucaristia vespertina de Nossa Senhora da Luz, com a Profissão de Fé. No Domingo, dia 8, a Eucaristia da Solenidade de Nossa Senhora da Luz será presidida pelo padre Eduardo Duque, da Arquidiocese de Braga, com a bênção das mães grávidas, cumprindo uma tradição antiga de as mães pedirem protecção à Senhora da Luz durante a sua gravidez e um parto feliz. A procissão contará com as bandas filarmónicas dos Fenais da Luz, das Capelas e da Conceição da Ribeira Grande. No  dia 9, haverá a Eucaristia do Emigrante, e na terça-feira, realiza-se o encerramento das festas, com a aparição da imponente imagem de Nossa Senhora da Luz, a Celebração da Luz e o fogo de artifício. As festas da padroeira dos Fenais da Luz, freguesia com mais de 500 anos, terão vá eventos culturais: passeio de bicicletas, torneio de pesca, um bazar, a tenda Brinkarte, o cortejo alegórico de oferendas, arrematações, os artistas musicais Quim Barreiros, PLAY, Black Out, Andreia Macário, Ye Ye, DJ Lucas Silva, DJ Power, DJ Afonso Rego, a Banda Filarmónica Voz do Progresso e a Banda de Nossa Senhora da Luz, e o grupo Paixão da Dança. Todos os espectáculos terão entrada gratuita. Haverá carrocéis e uma Feira Agro-comercial, com porco no espeto (sábado).

Festival Gastronómico
Os Fenais da Luz são conhecidos pela sua deliciosa comida e doçaria. Durante todos os dias os fenaenses confeccionarão pratos típicos da freguesia, que os visitantes poderão degustar em tendas, barracas e tascas: Quarta-feira, Prova de Sopas (20 variedades); Quinta-feira, Bifanas Especiais; Sexta-feira, Noite do Chicharro; Sábado, Bodo de Leite e Noite da Carne Guisada; Domingo, petiscos variados; Segunda-feira, Noite da Feijoada; Terça-feira, torresmos, molho de fígado e brancos, debulho e pé de torresmo. Todos os dias haverá, na loja, venda de malassadas, licores, compotas e doces diversos. De acordo com a nota enviada ao Igreja Açores, este ano, pela primeira vez, as festas contam com a coordenação de uma mulher, Tonni Lyne Barbosa. As festas são organizadas com o apoio da sociedade civil, autarquia e forças vivas locais

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima