As festas religiosas dos Fenais da Luz, em honra de Nossa Senhora da Luz, em São Miguel, iniciam-se hoje, Domingo, com a Primeira Comunhão. Na terça-feira serão acolhidas, na Igreja, as imagens das várias zonas da freguesia (Senhor Bom Jesus dos Aflitos, S. Jerónimo e S. Pedro) e a imagem de Nossa Senhora da Luz será levada do trono para o andor. Na Quarta-feira, dia 4, será rezado o Terço do Rosário (Mistérios Luminosos), informa uma nota enviada ao Igreja Açores.
No Sábado, dia 7, de manhã, haverá uma homenagem a Nossa Senhora da Luz, com a Celebração da Bênção e a participação de motards, carros, táxis, clubes, associações e empresários; à noite, será celebrada a Eucaristia vespertina de Nossa Senhora da Luz, com a Profissão de Fé. No Domingo, dia 8, a Eucaristia da Solenidade de Nossa Senhora da Luz será presidida pelo padre Eduardo Duque, da Arquidiocese de Braga, com a bênção das mães grávidas, cumprindo uma tradição antiga de as mães pedirem protecção à Senhora da Luz durante a sua gravidez e um parto feliz. A procissão contará com as bandas filarmónicas dos Fenais da Luz, das Capelas e da Conceição da Ribeira Grande. No dia 9, haverá a Eucaristia do Emigrante, e na terça-feira, realiza-se o encerramento das festas, com a aparição da imponente imagem de Nossa Senhora da Luz, a Celebração da Luz e o fogo de artifício. As festas da padroeira dos Fenais da Luz, freguesia com mais de 500 anos, terão vá eventos culturais: passeio de bicicletas, torneio de pesca, um bazar, a tenda Brinkarte, o cortejo alegórico de oferendas, arrematações, os artistas musicais Quim Barreiros, PLAY, Black Out, Andreia Macário, Ye Ye, DJ Lucas Silva, DJ Power, DJ Afonso Rego, a Banda Filarmónica Voz do Progresso e a Banda de Nossa Senhora da Luz, e o grupo Paixão da Dança. Todos os espectáculos terão entrada gratuita. Haverá carrocéis e uma Feira Agro-comercial, com porco no espeto (sábado).
Festival Gastronómico
Os Fenais da Luz são conhecidos pela sua deliciosa comida e doçaria. Durante todos os dias os fenaenses confeccionarão pratos típicos da freguesia, que os visitantes poderão degustar em tendas, barracas e tascas: Quarta-feira, Prova de Sopas (20 variedades); Quinta-feira, Bifanas Especiais; Sexta-feira, Noite do Chicharro; Sábado, Bodo de Leite e Noite da Carne Guisada; Domingo, petiscos variados; Segunda-feira, Noite da Feijoada; Terça-feira, torresmos, molho de fígado e brancos, debulho e pé de torresmo. Todos os dias haverá, na loja, venda de malassadas, licores, compotas e doces diversos. De acordo com a nota enviada ao Igreja Açores, este ano, pela primeira vez, as festas contam com a coordenação de uma mulher, Tonni Lyne Barbosa. As festas são organizadas com o apoio da sociedade civil, autarquia e forças vivas locais