12 de setembro de 2019

Life coaching e os seus benefícios

Já ouviu falar de Life Coaching, ou Coaching de Vida?
Trata-se do Coaching aplicado aos aspetos da vida das pessoas. Life Coaching é um processo de autoconhecimento voltado para a qualidade de vida, nos seus mais variados aspetos, levando a pessoa a alcançar os seus sonhos e objetivos de vida, abrangendo várias áreas como foco, planeamento, ação, melhoria contínua e resultado.
Hoje, mais do que nunca, há muitas pessoas desiludidas, procurando um status maior de satisfação na vida. Não se sentem bem consigo mesmo, com as suas escolhas, pensando que a sua vida não está funcionando bem, mas não entendem como melhorá-la.
Um life coach ajuda a pessoa a sentir-se melhor por meio de uma metodologia que se diferencia de todas as outras, por ser um processo que se passa de dentro para fora, através de uma reflexão interior, levando o coachee a encontrar os seus próprios caminhos.
Coaching é autoconhecimento e, por isso, as respostas são dadas pela própria pessoa, ajudada pelo professional coach, a conhecer-se melhor, a conectar-se com o seu melhor.
Coaching é um processo que acontece no momento presente, mas com o foco no futuro, ao contrário de outras abordagens.
Como funciona o processo de coaching? Funciona através de sessões que podem ser presenciais ou realizadas on-line, com uma duração aproximada de uma hora, onde são utilizadas ferramentas, testadas e validadas cientificamente.
Desta forma, o profissional coach tem como objetivo provocar reflexão no seu coachee. Questionar a ressignificação do seu passado, ou seja, dar um outro sentido ao que aconteceu, de modo a que ele possa contar a melhor versão da sua história.
Isto aconteceu comigo. É por isso que eu sou coach.
Eu também passei por este processo, pois precisei de ressignificar perdas, traumas e constrangimentos. Percebi que quanto mais eu me conheço, mais me curo, porque desta forma eu estou mais próximo do que me pode curar. Eu acredito que é na dificuldade que encontramos a solução. Não podemos virar as costas e dizer que nada aconteceu, mas podemos passar a ter outro olhar para a mesma situação.
O Coaching ajuda as pessoas a melhorar a sua qualidade de vida, o relacionamento consigo mesmo e com o outro, a partir do autoconhecimento que é gerado, ao encontro de uma vida plena e feliz.

 

Por: Fernando Melo
Professional & Self Coaching
Professor de Educação Física
fernando@fernandomelocoach.pt

 

Print
Autor: CA

Categorias: Opinião

Tags:

x
Revista Pub açorianissima