Bombeiros aprendem a tomar decisões de acordo com as técnicas mais adequadas às diferentes situações

O curso de Técnicas de Apoio à Decisão na Gestão de Operações tem muita importância para os elementos dos quadros de comando dos bombeiros dos Açores. Quem o afirma é o Presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) salientou ontem, em Angra do Heroísmo.
 “O SRPCBA tem proporcionado, ao longo dos últimos anos, um elevado nível de formação aos comandantes e aos quadros de comando dos corpos de bombeiros”, afirmou Carlos Neves, acrescentando que “o aumento do conhecimento e das competências permite uma tomada de decisão mais adequada e uma melhor e mais eficiente gestão dos teatros de operações”.
Carlos Neves falava no encerramento do curso que decorreu no Centro de Formação de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (CFPCBA), que contou com 19 participantes e resultou de uma parceria com a Escola Nacional de Bombeiros.
Esta formação, que foi ministrada pela primeira vez nos Açores, teve como objectivo dotar os formandos com competências técnico-operacionais para tomarem decisões de acordo com as técnicas mais adequadas às diferentes situações.
Conceitos de comando e controlo, gestão da informação, modelos de tomada de decisão, modelo do processo de decisão operacional e práticas de decisão operacional foram alguns dos temas abordados.
Carlos Neves enalteceu o trabalho desenvolvido pelos bombeiros da Região, manifestou “toda a confiança no socorro que prestam à população dos Açores” e salientou que o SRPCBA “tem feito um esforço para dar a melhor formação aos seus elementos dos quadros de comando”.
Por outro lado, agradeceu a disponibilidade da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), realçando é um parceiro fundamental, atendendo a que “há algumas áreas de formação que a Região ainda não consegue ministrar”.
Em 2016, o SPRCBA e a ENB assinaram um protocolo que prevê a colaboração ao nível formativo.
O curso de Técnicas de Apoio à Decisão na Gestão de Operações faz parte do Plano de Formação 2019 do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, onde constam novos cursos e um aumento do número de acções destinadas ao efectivo dos corpos de bombeiros dos Açores.
Este ano, segundo a organização, foram já realizadas 61 formações para bombeiros, envolvendo 634 formandos.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima