Futsal: Santa Clara “A” vence 1.º Torneio “Floriano Machado”

A equipa “A” do Clube Desportivo Santa Clara foi a grande vencedora do 1.º Torneio de Futsal “Floriano Machado”, que se realizou no passado fim-de-semana, no Pavilhão Sidónio Serpa.

Floriano Machado

Congratulando-se com a iniciativa do Santa Clara, Floriano Machado compareceu no Pavilhão Sidónio Serpa para recordar outros tempos, pretendendo de igual modo identificar-se com o futal da sua colectividade de sempre.
No demais, e como forma de agradecimento pelo que fez pelo desportivo açoriano, o Santa Clara convidou-o a tirar uma foto com a equipa que milita na II Divisão Nacional Série Açores, para sempre recordar.
Recorde-se, que Floriano Machado jogou futebol, hóquei em patins, basquetebol e motocross. Actualmente colabora com a RDP/Açores e leva os relatos de futebol dos nossos clubes, que participam em provas regionais e nacionais, a todas as casas açorianas.

O desenrolar do torneio

Falando da organização do torneio, o Clube Desportivo Santa Clara esteve à altura do evento, tendo na sua organização Paulo Rodrigues “Pauleta”, director do futsal que contou com a preciosa colaboração dos restantes colegas do clube. Para que este torneio se realizasse, e não menos importante, realce-se o apoio da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Junta de Freguesia de Santa Clara e Fátima, a fervorosa adepta dos “encarnados”.
Para além das equipas “A” e “B” do Santa Clara, participaram o Clube Desportivo Juventude da Candelária e a formação do Remédios Sport Clube dos Açores. 
No decorrer deste torneio, pôde-se constatar o bom desportivismo de todas as equipas participantes, que servem-se destes jogos para dar minutos de competição a todos os seus atletas, relevando os resultados para segundo plano. As equipas participantes nas provas locais, Candelária, Remédios e Santa Clara “B” demonstraram que já se trabalha em prol do desenvolvimento do futsal, apostando em juniores, conjuntamente com jogadores mais experientes.
No entanto, a minha maior atenção deste torneio, era saber em que momento de forma se encontrava a equipa principal do Santa Clara, que participa na II Divisão Nacional Série Açores.
No plantel “encarnado”, Carlinhos ex-Posto Santo e agora a residir na ilha, já se encontra quase entrosado com os demais colegas, denotando ser um jogador com bons recortes técnicos, individuais e colectivos.
Manuel Rego, guarda-redes, ex-Tires Futsal, Marítimo da Madeira, não precisa de muitas apresentações pela imagem que dá no futsal regional. 
João Teixeira, que já passou por clubes desta ilha, Operário e Norte Crescente, ganhou muita experiência além-fronteiras, em jogo é muito activo e bom finalizador.
Hélder Dias, vindo continente, ex-Grupo Desportivo Escola Básica D. João I, é ala, tem também pontaria afinada e é bom tecnicamente. 
O eficaz Rudson Almeida, jogou pela Ass. Moradores de Stº António Cavaleiros, trabalha muito em prol do grupo e quase não se dá por ele em campo.
Ao FC Santa Bárbara, o Santa Clara recrutou Rafael Ponte e da equipa “B” transitam Mário Ruben e Rodrigo Furtado. 
O treinador Bruno Almeida denota competência e teve bons professores como adjunto. Já trabalhou no Operário, na Atalhada, no Clube Norte Crescente e no Clube Escolar de Vila Franca do Campo. Tem como adjunto Artur Jorge Cabral, e treinador dos guarda-redes João Salvador Anjos.
Em conversa informal com o Paulo Rodrigues “Pauleta”, este manifestou o desejo, de na próxima época dar continuidade a este torneio, eventualmente alargando também o convite a equipas continentais de forma a torna-lo mais competitivos.
A arbitragem neste torneio esteve a cargo dos árbitros, da AFPD, nacionais e regionais, aptos para a presente época desportiva, que de uma forma ou doutra tiveram bons desempenhos no decorrer do evento.
Foram instituídos quatro troféus para as quatro equipas participantes. O Prémio Fair-Play foi para a equipa do Santa Clara “A”, erguido pelo seu capitão Washington Oliveira “Tó”.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima