Açoriana foi a representante de Portugal na Cimeira para a Acção Climática em Nova Iorque

Tem 31 anos, tem um doutoramento em engenharia civil e colabora actualmente no projecto Lis Water (Lisbon International Centre dor Water), promovido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que é um centro de excelência sem fins lucrativos que se dedica às políticas públicas, regulação e gestão de serviços de águas e recursos hídricos associados. 
Rita Amaral é natural de São Miguel e é a representante portuguesa nas Nações Unidas no âmbito da Cimeira para a Acção Climática que decorreu Segunda-feira em Nova Iorque.
De acordo com a Antena 1, Rita Amaral classificou esta experiência como “enriquecedora, inspiradora e fantástica” já que esta Cimeira foi o arranque para a 74.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, e acolheu mais de 500 jovens, incluindo a activista sueca Greta Thunberg, para discutir medidas para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. 
A açoriana venceu o Prémio Jovem Profissional APESB 2016, da Associação Portuguesa de engenharia Sanitária e Ambiental, foi Secretária Técnica do Projecto “Portugal Rumo a Brasília 2018” tendo colaborado no projecto de preparação da representação portuguesa em várias iniciativas do Fórum Mundial da Água 2018, em Brasília.
Na edição de amanhã, o Correio dos Açores publica uma entrevista com Rita Amaral acerca da sua experiência enquanto representante de Portugal ao mais alto nível na ONU.

Governo Regional presente 
na Semana do Clima

O Governo Regional dos Açores também marca presença na 11ª Semana do Clima, que decorre em Nova Iorque a par da Cimeira para a Acção Climática, organizada pelas Nações Unidas, e cujo objectivo dos dois eventos é a próxima conferência da ONU no Chile sobre as alterações climáticas.
Em Nova Iorque a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, afirmou que os Açores estão na “vanguarda das posições mundiais” no combate às alterações climáticas.
“Há um foco e uma preocupação enormes no que diz respeito a uma acção climática mais efectiva, com compromissos que têm de ser levados a cabo por todas as instituições”, revelou Marta Guerreiro à margem da sessão de abertura da Semana do Clima, organizada pelo The Climate Group, uma organização internacional sem fins lucrativos. 
“Nos Açores, as alterações climáticas não são uma preocupação de hoje”, reforçou Marta Guerreiro que acrescentou que estas preocupações actualmente “ganham outra dimensão operativa através da recente aprovação do Programa Regional para as Alterações Climáticas, que tem agora que ser subsequente”.
A Secretária Regional destacou ainda algumas políticas públicas já em curso, que permitem fazer jus à problemática das alterações climáticas, nomeadamente a implementação da mobilidade eléctrica, o aumento da penetração de fontes de energia renovável e o enfoque dado à eficiência energética. Em Nova Iorque Marta Guerreiro salientou que “as alterações climáticas, pela sua abrangência universal, reclamam dos vários sectores de actividade e níveis do poder mundial, europeu, nacional e local a tomada de medidas eficazes para o seu combate”.
O primeiro dia da 11ª Semana do Clima, que decorre de 23 a 29 de Setembro, ficou marcado por comunicações de líderes mundiais, como o Presidente do Governo de Espanha, o Presidente da República da Costa Rica, a Primeira-ministra da Dinamarca, ou o Secretário-Geral da OCDE, bem como presidentes executivos de empresas, que, de acordo com Marta Guerreiro, abordaram as “mudanças urgentes e necessárias entre tons de optimismo, pelo que já está feito, e de grande preocupação, pelo que urge fazer”.
À margem desta iniciativa pelo clima, Marta Guerreiro destacou o “evento inspirador, que continua a crescer e a ganhar maior dimensão, tendo em conta a importância mundial dos temas associados à acção climática”, concluiu.
Organizado pelo The Climate Group, a Semana do Clima atrai líderes políticos e empresariais, e investidores de todo o mundo, que reconhecem no evento uma importante forma de partilha de conhecimento para que sejam estabelecidas as melhores políticas face a esta temática.

C.D./Gacs
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima