29 de setembro de 2019

Crónica da Madeira

Os Poetas na “Cidade dos Poetas” O III Encontro Internacional de Poesia

Em 2017, por decisão do Presidente do Município de Ponta Delgada – Cidade dos Poetas – Dr. José Bolieiro, realizou-se o I Encontro Internacional de Poesia, que reuniu um excelente leque de Poetas dos Açores, Madeira, Canárias, Cabo Verde e Itália. O “Encontro”, que decorreu no Centro Natália Correia, foi coroado de grande êxito. Na cerimónia de encerramento ficou assente que o “Encontro” seria rotativo. Assim, no ano de 2018, o II Encontro teve lugar na ilha do Porto Santo, que juntou poetas das Regiões e países já referidos no I Encontro. Agora vai celebrar-se o III Encontro na sempre exaltada “Cidade dos Poetas”, de 10 a 12 de Outubro, com a realização de painéis que, naturalmente, meterão em destaque pormenores dos temas em discussão:
1.º Painel
Tema: Da Ilha Prisão à Ilha Paraíso: ambiguidade simbólica das ilhas.
2.º Painel
Tema: Insularidade e Poesia: os limites da Condição insular.
3.º Painel
Tema: Das Ilhas para o Mundo e do Mundo para as Ilhas: cosmologias insulares, nacionais e universais.
4.º Painel
Tema: Poesia e Açorianidade.
    Espera-se que os debates deste III encontro decorram num ambiente de muita reflexão e que os poetas tragam achegas para um conhecimento mais completo dos temas propostos.
    É justo salientar o empenho e todo o interesse que o Presidente do Município de Ponta Delgada, Dr. José Bolieiro, figura incontornável da cultura insular, e o seu dinâmico Chefe de Gabinete, Dr. José de Andrade que, desde a primeira hora consideraram como importante esta iniciativa que não só prestigia a cidade e proporciona aos munícipes uma valorização cultural, mas também põe em contacto poetas insulares, cujas trocas de ideias é muito valorativo para as suas regiões.
    Estes “Encontros”, que são abertos ao público, darão a conhecer todo o pensar de poetas de diferentes idades e com vivências e conhecimentos diversos.
    O grande poeta Eugénio de Andrade afirmou: “Foi sempre pelos olhos dos nossos poetas que o português viu mais longe e mais fundo”.
    Espera-se que o IV Encontro Internacional de Poesia se possa realizar nas Canárias. O V voltará ao Porto Santo.
 

Print

Categorias: Opinião

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima