Entregues distinções de ouro, prata e bronze a quarenta empresas digitais açorianas

O Presidente do Governo anunciou, na cerimónia de entrega da distinção ‘Empresa Digital Açores’, que decorreu fim da tarde de Sexta-feira numa unidade hoteleira de Ponta Delgada, a criação de duas novas medidas para apoiar as empresas açorianas a reforçar a sua presença na economia digital, tendo em conta que esta área constitui um “poderosíssimo instrumento de abolição de fronteiras”. Foram distinguidas 40 empresas de várias ilhas na edição deste ano.
A maioria dos empresários distinguidos são jovens e a dinamização da economia digital permite às empresas ultrapassar a barreira do horizonte e ir mais longe sem sair da ilha onde têm a sede. Alguns destes empresários já prestam serviço a clientes em Portugal continental e no estrangeiro, inclusivamente a grandes empresas multinacionais a partir dos seus escritórios.
Este é um ramo de negócio que requer muita formação, capacidade de inovar e que tem vindo a crescer paulatinamente.
“Estamos a preparar uma nova medida, denominada ‘Capacitação para o Digital’, que vai permitir às empresas açorianas um contacto directo com empresas do exterior de referência na área do digital, no sentido de aprofundarem as suas qualificações e adoptarem as melhores práticas internacionais em vigor na economia digital”, adiantou Vasco Cordeiro.
 O Presidente do Governo salientou que esta nova medida pretende, na prática, garantir aos empresários dos Açores interessados a “possibilidade de também estarem na linha da frente da transformação digital, reforçando, assim, as condições para serem cada vez atractivas e competitivas no mercado global”.
Na cerimónia estiveram também presentes o Vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, e os responsáveis da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, o Presidente Victor Fraga e os vogais Marisa Toste e Luís Leal.

O ‘Selo Confio.pt’
 
Vasco Cordeiro anunciou ainda, na altura, uma segunda medida destinada às empresas que estão a aderir ao projecto ‘Distinção Empresa Digital Açores’ e que prevê a disponibilização do apoio necessário para que possam apresentar a sua candidatura à atribuição do ‘Selo Confio.pt’.
O ‘Selo Confio.pt’ resulta de uma parceria entre a ACEPI – Associação da Economia Digital, a Associação DNS.PT (responsável pelo domínio .pt) e a DECO – Associação de Defesa do Consumidor.
 “Este selo representa o culminar do processo de evolução nas boas práticas da ‘Distinção Empresa Digital Açores’ e garante a credibilidade das entidades fornecedores de produtos e serviços com recurso ao online”, referiu o Presidente do Governo.
Segundo o Presidente do Governo dos Açores, estas novas medidas, assim como as restantes que já estão em vigor nesta área, enquadram-se na estratégia regional para a economia digital, que tem o objectivo principal de criar as condições favoráveis que permitam reforçar, também por esta via, a competitividade das empresas dos Açores.
 Nesse sentido, o chefe do Executivo açoriano destacou a forte adesão das empresas açorianas ao projecto ‘Distinção Empresa Digital Açores’, que, no espaço de um ano, passou de 70 para mais de 250 empresas inscritas nesta plataforma.
 Além disso, o projecto ‘Vale PME Digital Açores’, em que a empresa identifica os aspectos que necessita de melhorar e pode utilizar o apoio de um determinado montante para reforçar a sua qualificação nesta área, já permitiu um investimento de mais de 650 mil euros, disse.
“A primeira conclusão a retirar destes dados é a de que os nossos empresários estão, cada vez mais, despertos para a incorporação desse potencial da transformação digital na sua visão estratégica, um passo que é absolutamente fundamental para uma economia robusta, geradora de emprego e de riqueza nas várias áreas de actividade. No fundo, trata-se de colocar a nossa economia com as condições para uma competitividade global”, destacou Vasco Cordeiro


Distinguidas 40 empresas 
digitais Açores 2019

Foram distinguidas 40 empresas digitais Açores 2019 e compareceram à cerimónia de entrega de prémios numa unidade hoteleira de Ponta Delgada 34 empresas. As distinções foram entregues pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro; e pelo Vice-presidente, Sérgio Ávila.
As empresas digitais Açores 2019 distinguidas com ouro foram ‘AçoresPro, Lda’, de Filipe Moniz Raposo; ‘Ambrósio e Tavares, Lda’, de Hélder Ambrósio Tavares Teves; ‘Cybermap Internet e Sistemas de Informação Da.’, de Luís Cabral de Melo; ‘Maria Luísa Valério – Quinta do Mó’, de Maria Luísa Valério; e ‘Nelson Filipe Ferreira Medeiros’, de Nelson Filipe Ferreira Medeiros.
Foram distinguidas com prata as empresas ‘CEmpA Centro Empresarial dos Açores’, de José Dâmaso Moniz; ‘Consulting4IT – Consultoria e Tecnologias de Informação Lda’, de Rui Manuel Amaral Ponte; Control Alt Delete – Tecnologias de Informação, Lda, de José Estêvão Medeiros Monteiro de Melo; Customproject Software, de Heloísa Cequeira e Venício Ponte; Electrolaranjo Lda’, de Tércio Jorge Goulart da Costa; ‘Facil Inova, Lda’, de José Emanuel Raposo Pereira Nascimento; e GUIA – Gestão de Informação e Arquivos, Lda, de Ricardo Jorge de Melo Gaspar.
Foram ainda distinguidas com prata ‘Lavaimagem – Soluções Digitais Unipessoal Lda’, de Rui Pedro Costa Veríssimo; ‘LT – Arquitectura e Saúde, Lda’, de Luís Manuel Martins Tristão; ‘MSIM – Manutenção de Sistemas de Informação e Mecânica, Lda’, de Rui Ponte; ‘Native Pixel Solutions, Unipessoal Lda’, de Nuno Bom; ‘SISDIAS – Sistemas de Informação e Serviços, Lda’, de Ricardo Dias; ‘Tecfonwork Unipessoal Lda’, de Alíce da Glória Andrade de Sousa Lima; ‘URA – Tecnologias de Viagens Unipessoal, Lda’, de Gonçalo Salgado; ‘Valesa Lda’, de Beatriz Forjaz Sampaio; ‘Wendyou Média Unipessoal, Lda.’, de Luís Gonçalves Mota Pimentel; ‘Weba, Gestão e Tecnologias de Informação, Lda’, de José Avelino Oliveira; e ‘Accional- Acções Promocionais e Representações Lda’, de João Tiago Arruda.
Foram distinguidas com bronze as empresas ‘Azorparadise’, de Helena Maria dos Santos Carlos; ‘Cereasly-cerealgames. Net, Lda’, de Lázaro Raposo; ‘Netpin Unipessoal Lda’, de Frederico Cardoso Duarte; Promoções, Lda’, de André Santos; RBM – Comércio e Serviços Auto, Lda’, de Paulo Mariano Fragoso Soares Pereira; ‘seaExpert, Serviço de Consultadoria na Área das Pescas’, de Henrique Ramos; ‘Servicater, Serviços de Catering e Restauração Colectiva, Lda’, de Pedro Ferreira de Melo; ‘Totalima – Serviços Auto, Lda, de Helena Lima; ‘unOffice’, de Paulo Mendes; e ‘Munivida Azores, Lda.’, de João Daniel Amaral Ferreira.
Receberam ainda a distinção de bronze as empresas ‘MULTIC – Multimédia Tecnologias de Informação e Comunicação, UP, Lda.’, de Gonçalo Almeida; Hugo Santos e Nuno Melo, ‘Marketing Comunicação e Imagem Lda.’, de Hugo Santos; ‘Eletro Pessoa Lda’, de Sandro Pessoa; ‘Fototec – Fotografia e Tecnologia’, de Marco Andrade; ‘ITOC Lda.’, de Diogo Reis; ‘Labkit – Soluções para Laboratório, Lda.’, de Emanuel Sousa; e ‘Lopes e Paiva – Azores Fishing, Lda.’, de Diogo de Oliveira Paiva.                          

Print
Autor: João Paz

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima