29 de setembro de 2019

IROA lança mais um concurso para abastecimento de água à agricultura

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas anunciou que através da IROA, S.A., lançou esta semana mais um concurso público com o objectivo de continuar a melhorar o abastecimento de água à agricultura nos Perímetros de Ordenamento Agrário (POA) da Zona Central e da Bacia Leiteira de Ponta Delgada, ambos na ilha de São Miguel, com um valor base superior a 113 mil euros.
Este concurso destina-se a seleccionar a empresa que vai instalar 11 válvulas redutoras de pressão da água, uma obra de grande importância para o sector, pois visa estabilizar e regularizar o fornecimento de água às explorações agrícolas que já dispõem de contadores de água instalados, evitando a ocorrência de picos de pressão.
Neste momento estão instalados 250 contadores nas explorações agrícolas abrangidas por sistemas integrados de abastecimento de água.
Este investimento é um exemplo das medidas que o Governo dos Açores está a desenvolver para melhorar a competitividade das explorações, reduzir custos de produção e mitigar os efeitos das alterações climáticas.
Até ao final do ano ficará concluído o estudo de diagnóstico às necessidades de água para assegurar, em quantidade e com qualidade, o abastecimento à agricultura na ilha de São Miguel, que permitirá planear os investimentos a executar na próxima década para dar resposta às necessidades que ainda existem ao nível do armazenamento de água, mas também para precaver os eventuais efeitos das alterações climáticas na agricultura.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima