“Alerta vermelho” nos Açores devido à passagem do furacão Lorenzo

Escolas, serviços públicos e tribunais nos grupos Central e Oriental estão fechadas hoje devido à passagem  do furacão. O Presidente do Governo está na ilha das Flores para acompanhar o evoluir da situação do furacão Lorenzo, tendo ontem visitado vários locais mais sensíveis desta ilha e reunido também com os presidentes das câmaras municipais das Lajes, Luís Maciel, e de Santa Cruz, José Carlos Mendes.
Vasco Cordeiro, que está acompanhado do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, visitou, ao longo da tarde, o porto comercial das Lajes, o Porto das Poças e o Porto de Ponta Delgada, tendo-se também deslocado à Fajãzinha e à Fajã Grande.
O Presidente do Governo inteirou-se também das medidas adoptadas pelo Centro de Saúde das Flores, que recebeu um reforço de pessoal e de meios para fazer face a alguma eventualidade provocada pelo previsto agravamento do estado do tempo.
Os meios militares sedeados nos Açores estão até às dezasseis horas de hoje em alerta vermelho devido à passagem do furação Lorenzo.
Em comunicado, o Comando Operacional dos Açores revelou ainda que, como medidas preventivas adicionais, o navio “Setúbal” foi posicionado na ilha Terceira, no grupo Central, “a fim de garantir uma resposta mais rápida a uma eventual necessidade e o dispositivo da Base Aérea n.º 4 foi reforçado com uma tripulação de EH101”.
Numa nota da Força Aérea é referido que, na Segunda-feira, foram transportados a bordo de uma aeronave C-295M uma equipa de nove bombeiros e quatro operacionais do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), entre a ilha Terceira e as Flores, “para reforço do efetivo de apoio à população nesta localidade, face à passagem do furacão Lorenzo”.“Este apoio foi realizado no seguimento de um pedido do SRPCBA às Forças Armadas. Neste voo foi ainda transportado diverso material de apoio às operações”, adianta a Força Aérea.
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), face à passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, que mantendo-se as previsões da trajectória, o centro do furacão deverá passar, com categoria 1, esta Quarta-feira, 2 de Outubro, ligeiramente a oeste das Flores, afectando especialmente o Grupo Ocidental. Também a Marinha, na sua página online refere que a previsão do estado do mar prevê um agravamento excepcional das condições meteorológicas e oceanográficas no arquipélago dos Açores até à  madrugada de quinta-feira.
Esta situação está associada à passagem da tempestade tropical Lorenzo, de intensidade excepcional, que resultará numa ondulação com altura significativa entre os 10 e 16 metros, nos Grupos Ocidental e Central, com período médio a variar entre os 14 e 16 segundos. O vento poderá registar velocidades superiores a 120 km/h e rajadas acima dos 160 km/h. Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adopção de medidas de precaução.
A população em geral deve abster-se de se aproximar da orla marítima, da prática de passeios junto à orla marítima e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas no mar.Aconselha igualmente que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e o acompanhamento da evolução da situação meteorológica e dos avisos à navegação e de previsão meteorológica, radiodifundidos pela Marinha e pelo IPMA, bem como outras informações das capitanias dos portos, sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
Também a Direcção Regional do Ambiente informou que foi determinado o encerramento do acesso à Montanha do Pico até às 08h00 de quinta-feira.
Foi ainda determinado o encerramento do acesso ao Ilhéu de Vila Franca do Campo, em São Miguel, nesta Quarta-feira, estando a reabertura prevista para o dia seguinte, no horário habitual.
A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional dos Recursos Florestais, decidiu encerrar ao público, Quarta-feira, 2 de Outubro, as Reservas Florestais de Recreio existentes nos grupos Central e Ocidental.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima