Rendas para novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares em Ponta Delgada estiveram a 4,62 euros o metro quadrado

 
No 1º semestre de 2019, o valor mediano das rendas de alojamentos familiares estabelecidas em novos contratos de arrendamento em Portugal  fixou-se em 5 euros o metro quadrado, registando uma taxa de variação homóloga de +9,2%. O número de novos contratos registou um decréscimo de -10,5%.
No período em análise, 37 municípios, localizados maioritariamente na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve, apresentaram um valor mediano superior ao referencial nacional. Lisboa apresentou o valor da renda mais elevado do país (11,71 euros o metro quadrado), e com valores iguais ou superiores a 7 euros o metro quadrado destacavam-se também Cascais (10,23 €/m2), Oeiras (9,75 €/ m2), Porto (8,33 euros o metro quadrado), Amadora (7 euros o metro quadrado), Odivelas (7,33  euros o metro quadrado), Almada (7,32 euros o metro quadrado) e Matosinhos (7,25  euros o metro quadrado), mais dois municípios que os assinalados no semestre anterior.
Em Lisboa, as freguesias Santo António e Misericórdia registaram os valores medianos de rendas da habitação mais elevados e Carnide e Avenidas Novas as maiores taxas de variação homóloga. No Porto, a União das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde assinalou o valor mais elevado de novos contratos de arrendamento (9,62 euros o metro quadrado) e a maior taxa de variação homóloga (+25,3%).
 No município de Ponta Delgada o valor mediano das rendas por metro quadrado de arrendamento de alojamentos familiares nos últimos 12 meses, com referência ao primeiro semestre deste, ano foi de 4,62 euros, o valor mais elevado dos Açores. É também em Ponta Delgada que, com referência ao primeiro trimestre deste ano, é maior o valor mediano das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares (983 euros).
No Município do Funchal, na Madeira, o valor mediano das rendas por metro quadrado de arrendamento de alojamentos familiares nos últimos 12 meses, em referência ao primeiro semestre deste ano, foi de 6,71 euros. No Funchal, com referência ao primeiro trimestre deste ano, o valor mediano das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares foi de 1.542 euros.
Em Câmara de Lobos, na Madeira, o valor mediano das rendas por metro quadrado de alojamentos familiares nos últimos 12 meses, em referência ao mesmo período, foi de 4,02 euros e o valor mediano das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares foi de 1.086 euros.
No Machico, Madeira, o valor mediano das rendas por metro quadrado de alojamentos familiares nos últimos 12 meses foi de 4,82 euros e o valor mediano das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares foi de 973 euros.
Em Santa Cruz, na Madeira, o valor mediano das rendas por metro quadrado de alojamentos familiares nos últimos 12 meses foi de 5,39 euros e o valor mediano das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares foi de 1.093 euros.
No Porto Santo, o valor mediano das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares foi de 1.083 euros.

Na Lagoa o valor mediano das rendas
foi de 4,51 euros o metro quadrado

Na Lagoa o valor mediano das rendas por metro quadrado de alojamentos familiares nos últimos 12 meses foi de 4,51 euros e o valor mediano das vendas por metro quadrado de alojamentos familiares foi de 803 euros.
Na Ribeira Grande, o valor mediano das rendas por metro quadrado de arrendamento de alojamentos familiares nos últimos 12 meses foi de 3,52 euros e o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 667 euros.
Em Nordeste, o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 408 euros.
Na Povoação, o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 693 euros.
Em Vila Franca do Campo, o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares, referente ao primeiro trimestre deste ano, foi de 677 euros.
Em Angra do Heroísmo. o valor mediano das rendas por metro quadrado de alojamentos familiares nos últimos 12 meses foi de 3,41 euros e o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 683 euros.
Na Praia da Vitória, o valor mediano das rendas por metro quadrado de alojamentos familiares nos últimos 12 meses foi de 4,29 euros e o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 671 euros.
Nas Velas de São Jorge, o valor mediano das rendas por metro quadrado de alojamentos familiares nos últimos 12 meses foi de 4,29 euros e o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 426 euros.
Na Calheta, o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 265 euros.
Nas Lajes das Flores, o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 566 euros.

Na Graciosa, foi de 299 euros o valor
mediano do metro quadrado
de alojamentos familiares

Nas Lajes do Pico o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 380 euros.
Na Madalena o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 490 euros.
Em Santa Cruz da Graciosa, o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 299 euros. 
Em São Roque do Pico, o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares também referente ao primeiro trimestre deste ano foi de 355 euros.
Em Vila do Porto, o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares, referente ao primeiro trimestre deste ano, foi de 759 euros.
Em Portugal, o valor mediano das rendas por metro quadrado de alojamentos familiares nos últimos 12 meses foi de 5 euros e o valor mediano das vendas por metro quadrado dos alojamentos familiares foi de 1.132 euros.

                                                    

Registados 1.136 novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares nos Açores

 Registaram-se nos Açores 1.136 novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares nos últimos doze meses, o que representa uma diminuição de 2,2% em relação ao ano anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Na Madeira registaram-se, no mesmo período, mil e um novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares no último ano, o que representa menos 8,6% do que no ano anterior.
A proporção de novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares nos Açores no último ano em relação ao todo nacional foi de 1,6%. Em Portugal foram efectuados 
O valor mediano das rendas por metro quadrado de novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares nos últimos 12 meses nos Açores foi de 3,85 euros, mais 7,8% do que no ano anterior. O valor mediano das rendas por metro quadrado de novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares nos últimos 12 meses na Madeira foi de seis euros, o que representa um aumento de 12,8%.
Em Portugal, o valor mediano das rendas por metro quadrado de novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares nos últimos 12 meses com referência ao primeiro semestre deste ano foi de 5 euros e foram efectuados 71.369 novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares nos últimos 12 meses. 

Print
Autor: João Paz

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima