APRODAZ assinala décimo aniversário dedicado à formação profissional nos Açores

 A Escola Profissional da APRODAZ vai assinalar, com uma sessão solene, na tarde da próxima Sexta-feira, dia 11 de Outubro, seu 10º aniversário de dedicação à Formação Profissional nos Açores.
Ao longo da sua existência, a actividade formativa desenvolvida por este estabelecimento de ensino técnico-profissional contemplou já 650 jovens candidatos ao primeiro emprego (formação inicial), cuja taxa de empregabilidade se situa nos 80 por cento. Formou igualmente 470 candidatos a novo emprego (melhoria de emprego ou desempregados), bem como cerca de centena e meia de Formadores (Formação Pedagógica Inicial) e, ainda, 48 Técnicos Superiores em Segurança e Higiene no Trabalho.
Muito embora a Escola Profissional da APRODAZ tenha entrado em funcionamento em 2009, a própria APRODAZ – Associação para a Promoção do Desenvolvimento dos Açores, com sede em Ponta Delgada, foi fundada em Novembro de 2004, com o objectivo social de fomentar o desenvolvimento sustentado de toda a Região promovendo, isoladamente ou em associação com outras entidades públicas e privadas, a criação de instituições de ensino vocacionadas fundamentalmente para a formação de quadros técnicos – intermédios ou superiores – necessários ao desenvolvimento regional.
As comemorações do aniversário da Escola Profissional da APRODAZ decorrerão no AZOR Hotel, em Ponta Delgada, a partir das 14 horas e 30 minutos, sendo a mesa da sessão de abertura constituída pelo Presidente da APRODAZ e Diretor Geral da Escola, António José Gaspar da Silva; pelo Presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, José Luís Presa e, ainda, pelos presidentes do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro; e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro.
Pelas 15h15 seguir-se-ão dois painéis, moderados por Gaspar da Silva, em que serão abordados temas de “relevante interesse” no domínio do binómio educação-formação. A mesa dos trabalhos será constituída pelo moderador, pelos oradores convidados para cada painel e, ainda, pela Directora Regional do Emprego e Qualificação Profissional,  Paula Andrade, e pelo Diretor Regional de Educação, Rodrigo Reis.
O primeiro painel terá como orador Jorge Ávila de Lima, professor e Diretor da licenciatura em Sociologia na Universidade dos Açores, com vasta obra publicada e reputado especialista internacional, nomeadamente na temática das redes sociais em Educação, o qual abordará o tema “Escolas Profissionais nos Açores: Tendências e desafios”.
No segundo painel será tratada a temática da “Formação de base e profissional para a década de 2020/2030”, numa intervenção de Eduardo Marçal Grilo, professor catedrático, ex-Ministro e especialista em questões da Educação, com notável intervenção pública no campo das questões relacionadas com as políticas, trajectos e processos educativos e com a organização das instituições intervenientes nestes domínios.
No final, seguir-se-á um momento de debate, aberto aos convidados presentes, aprofundando questões que as intervenções dos oradores possam ter suscitado.
Do programa consta ainda um apontamento cultural, coordenado pelo formador Pedro Câmara, que contará com a colaboração dos alunos e se iniciará com a apresentação do Hino da Escola.
Haverá, de imediato, um momento de “reconhecimento e mérito”, em que serão distinguidos funcionários com mais de 10 anos de serviço na instituição e formadores que trabalham na Escola desde a sua fundação, sendo também entregue diploma de mérito atribuído ao melhor aluno do ano passado.
Por último decorrerá a cerimónia de entrega de diplomas aos formandos que concluíram a sua formação, com aproveitamento, no ano lectivo 2018/2019.
Refira-se que, nesta sessão solene, para além dos formadores e formandos dos vários cursos que decorrem na Escola, marcarão também presença, como convidados, cerca de 50 alunos do 2º ano do curso de Sociologia e Serviço Social da Universidade dos Açores.
A sessão comemorativa do 10º aniversário da Escola será encerrada pelas 17h30, pelo Presidente da Direcção da APRODAZ.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima