Orfeão de Nossa Senhora do Rosário e Banda Militar na Igreja do Rosário

Para assinalar o seu 20º aniversário, o Orfeão de Nossa Senhora do Rosário realiza no próximo dia 16, pelas 21h00, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Concerto de Outono, com a interpretação da obra Glória de Vivaldi e contara com a participação da Banda Militar dos Açores.
Esta actuação está, igualmente, inserida nas actividades culturais da celebração da festa da padroeira da freguesia de N. Sra. do Rosário, cujas festividades irão decorrer de 11 a 20 do corrente.
Nesta actuação será apresentada uma obra sacra do período barroco, Glória, RV 589, do compositor italiano António Vivaldi, que se tornou, desde a sua redescoberta, na primeira metade do século XX, uma das mais populares actuações escrita para o Ospedale della Pietà, que exibe as riquezas e os contrastes deste estilo musical. 
A anunciação coral de abertura é seguida pela mais contemplativa “Et in terra pax”, em si menor, que por sua vez dá lugar a um alegre dueto feminino. A obra alterna secções corais e solos de ponta a ponta, após uma breve retomada do tema de abertura, uma fuga coral vigorosa leva a peça a uma conclusão assombrosa.
O Gloria, RV 589, foi escrito, provavelmente, em 1715, e é considerada uma das mais importantes e conhecidas obras de Vivaldi e compõe-se de doze movimentos, nomeadamente: Gloria in excelsis Deo; Et in terra pax; Laudamus te; Gratias agimus tibi; Propter magnam gloriam tuam; Domine Deus; Cum Sancto Spiritu; Domine Fili unigenite; Domine Deus, Agnus Dei; Qui tollis peccata mundi; Qui sedes; Quoniam tu solus sanctus e Cum Sancto Spiritu.O Concerto de Outono conta, também, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, Junta de Freguesia de N. Sra. Do Rosário, Associação Juvenil COD, Banda Militar dos Açores e igreja N. Sra. Do Rosário. 
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x
Revista Pub açorianissima