Ricardo Serrão Santos Ex-eurodeputado e ex-Director do DOP é o novo Ministro do Mar

O Primeiro-ministro indigitado apresentou ontem ao Presidente da República os nomes do elenco de ministros para o Executivo saído das últimas eleições legislativas. Há mudanças nas pastas do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Agricultura e do Mar. No caso do Mar o Ministro é Ricardo Serrão Santos, ex-deputado ao Parlamento Europeu.
Licenciado em psicologia e ecologia comportamental, Ricardo Serrão Santos doutorou-se em biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Liverpool, Inglaterra. Foi director do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, instituição académica em que também foi pró-reitor para os Assuntos do Mar. Em 2014 tornou-se eurodeputado pelo Partido Socialista, tendo o seu trabalho sido reconhecido, sendo um dos deputados nomeados para o prémio na categoria Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, um galardão instituído pela publicação The Parliament Magazine’s. A nomeação para o prémio é feita por organizações não governamentais, técnicos e funcionários do Parlamento Europeu.
Na altura disse: “É certo que não trabalho a pensar em prémios, mas mentiria se não dissesse que sinto orgulho nesta nomeação. Encaro, por isso, esta nomeação, ainda mais na fase final deste primeiro mandato, como o resultado do trabalho coerente e persistente que tenho vindo a desenvolver na defesa das melhores políticas para a Europa. É, aliás, na busca de convergências entre os interesses dos Açores de Portugal e da Europa que tenho trabalhado desde a primeira hora”.
Agora, era um dos 19 especialistas de 16 países que estava a elaborar a agenda para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2021-2030), que será apresentada em 2020 na 75.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Depois do encontro com o Presidente da República, António Costa disse: “Trata-se de um Governo coeso, de continuidade relativamente ao que ainda está em funções e no qual procurámos reforçar o centro do Governo”, começou por declarar António Costa em Belém.
O Primeiro-ministro indigitado destacou a criação de “dois ministérios de natureza transversal: o Ministério do Planeamento e o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública” e “a autonomização do Ministério da Coesão Territorial”.
“Creio, por isso, que estão criadas as condições para que, concluído amanhã o processo de apuramento dos resultados eleitorais, a Assembleia da República possa iniciar funções e, na próxima semana, o Presidente da República possa dar a posse”.
Quando questionado sobre as poucas alterações ao elenco governativo, António Costa lembrou que “o actual Governo teve uma remodelação profunda há cerca de um ano”.
“Este Governo apresenta-se como na continuidade daquilo que foi a governação anterior, agora em melhores condições, mais reforçado politicamente, tendo em conta os resultados eleitorais”, salientou.
.A lista de ministros que vão compor o XXII Governo Constitucional: Primeiro-ministro: António Costa; Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital: Pedro Siza Vieira; Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros: Augusto Santos Silva; Ministra de Estado e da Presidência: Mariana Vieira da Silva; Ministro de Estado e das Finanças: Mário Centeno; Ministro da Defesa Nacional: João Gomes Cravinho; Ministro da Administração Interna: Eduardo Cabrita; Ministra da Justiça: Francisca Van Dunem; Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública: Alexandra Leitão; Ministro do Planeamento: Nelson Souza; Ministra da Cultura: Graça Fonseca; Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Manuel Heitor; Ministro da Educação: Tiago Brandão Rodrigues; Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social: Ana Mendes Godinho; Ministra da Saúde: Marta Temido; Ministro do Ambiente e da Ação Climática: João Pedro Matos Fernandes; Ministro das Infraestruturas e da Habitação: Pedro Nuno Santos; Ministra da Coesão Territorial: Ana Abrunhosa; Ministra da Agricultura: Maria do Céu Albuquerque;  e Ministro do Mar: Ricardo Serrão Santos

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima