Atribuído Prémio “Artes Entre-Mares, Mar de Contrastes” a dois fotógrafos profissionais dos Açores

 Tendo em vista a promoção da educação e sensibilização para o mar através da arte e à semelhança dos anos anteriores, foi levado a cabo o Prémio “Artes Entre-Mares, Mar de Contrastes 2019”.
Nesta competição, o conhecido fotógrafo micaelense, natural dos Ginetes, Nelson Raposo, foi galardoado com o 1º e o 2º lugares, com as obras “Porto de Abrigo” e “ Entre Mundos” respetivamente, precisamente na categoria de fotografia.
Por seu lado, Guy Costa foi o vencedor na área do vídeo, arrecadando o primeiro prémio com o seu trabalho “Naufrágios Oásis de Vida”. Recentemente, este vilanfranquense obteve dois primeiros lugares no “I Open Internacional Vídeo Subaquático Ilha Graciosa 2019”. Um na categoria “Fauna Subaquática” e o outro na categoria “Arqueologia Subaquática / Cultura dos Açores”.
Tratam-se de dois amantes da fotografia subaquática que têm vindo a ser premiados em diversos eventos relacionados com o mar, bem como a divulgar a qualidade e beleza da fauna e flora dos fundos marinhos das nossas ilhas e contribuído para a promoção do turismo na Região, a defesa de um turismo sustentável, compatível com a conservação do nosso património natural.
No que diz respeito à área da pintura, foi atribuído o 1º prémio à obra intitulada “Nossas Mãos” executada por Ana Correia e na modalidade de banda desenhada o 1º prémio foi para a obra “SOS”, de Pedro Vaz Lopes.
Este prémio é uma parceria entre a Direcção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), a Azorina S.A. e a Direcção Regional da Cultura (DRC) e abrangeu as áreas de pintura, vídeo, fotografia e banda desenhada, pretendendo incentivar e estimular a criatividade e originalidade dos concorrentes, sensibilizando-os para a protecção e conservação dos oceanos, em especial do mar dos Açores.
Tendo em vista o valor do mar e o seu reconhecimento estratégico dos mares, a União Europeia,instituiu em 2008, o dia 20 de Maio como Dia Europeu do Mar, com a finalidade de se promover uma maior envolvência entre as temáticas marinhas e os cidadãos. Foi neste enquadramento que em 2010 foi criado o “Açores Entre-Mares”.
Assim, entre o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho), foram dinamizadas diversas actividades como base a promoção do conhecimento e da utilização sustentável do Mar dos Açores, programa esse coordenado pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia.
 
                          

Print

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima