Grupo de legisladores da Califórnia nos Açores para estreitar laços de amizade e cooperação institucional

Três legisladores californianos estão desde o passado dia 9 e até amanhã, dia 14, para conhecerem a Região e estreitarem os laços entre este estado da união americana e a Região Autónoma dos Açores. 
Este grupo de legisladores e membros da California Portuguese American Coalition (CPAC) estiveram reunidos com o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.
 Na audiência, que decorreu no Palácio de Sant’Ana, estiveram presentes o senador da Califórnia State Assembly, Henry Stern, e os deputados estaduais Cecília Aguiar-Curry e Rudy Salas Jr., Cecilia Aguiar-Curry, cujas raízes são da ilha Terceira, deputada pelo quarto círculo eleitoral da Assembleia Estadual da Califórnia representando o vale de Napa, e zonas dos condados de Lake, Yolo, Sonoma, Colusa e Solano, todos a norte de Sacramento, capital da Califórnia. As raízes açorianas desta deputada tornam-na numa das maiores defensoras das causas açorianas na Assembleia Legislativa deste estado.  
Rudy Salas, de origem hispânica e com raízes na Península Ibérica, é deputado na mesma Assembleia, representando o 32º distrito eleitoral que engloba o condado de Kings e partes do condado de Kern, no centro da Califórnia.  Ao longo dos últimos dois anos.O deputado Salas tem apresentado a resolução do Dia de Portugal, celebrando o 10 de Junho na Assembleia Estadual da Califórnia.  O condado de Kings, no vale de São Joaquim, que Salas representa, é um dos com maior presença luso-americana, e o único condado da Califórnia onde 3 dos 5 supervisores (eleitos para o Roverno da região) são de origem açoriana.  
Henry Stern, cuja mãe (apelido Matos) é de origem açoriana, com raízes na ilha das Flores, é senador estadual representando o 27º distrito do Senado que engloba partes dos condados de Los Angeles e Ventura.  No ano transacto Henry Stern apresentou a resolução dedicada ao mês da herança portuguesa naquele hemiciclo.  
Por parte da CPAC, participaram o seu Presidente, Diniz Borges, e os membros da Direcção Cliff Costa e Michael Borges. 
Diniz Borges é professor na universidade estadual da Califórnia em Fresno e Director do recém criado Instituto Português Além-Fronteiras (PBBI), o qual tem uma forte componente açoriana; Cliff Costa, membro da Direcção da CPAC e Director de assuntos governamentais para a associação da indústria automóvel da Califórnia e Michael Borges, assessor jurídico da CPAC e Director Político do poderoso sindicato dos professores do ensino público na Califórnia, entidade que tem mais de 300 mil membros.  A delegação teve ainda a presença da Directora dos assuntos legislativos da deputada Cecília Aguiar-Curry, Angela Pontes, com raízes na ilha Terceira. 
A California Portuguese American Coalition, associação sem fins lucrativos que foi fundada a 4 de Março de 2016, tem como objectivo promover a presença de um maior número de luso-descendentes no processo eleitoral e aumentar a visibilidade das autoridades eleitas luso-americanas e líderes cívicos na Califórnia, permitindo uma colaboração mais forte no avanço dos interesses nas suas respectivas comunidades.
Como organização sem fins lucrativos, a CPAC é gerida por um conselho de directores voluntários e é apoiada por parceiros da comunidade luso-americana, contando actualmente com 152 membros de toda a Califórnia.
A visita aos Açores destes membros da California State Assembly, inclui as ilhas de São Miguel, Horta e Terceira, onde estão previstos vários contactos institucionais. A visita coordenada CPAC-California Portuguese-American Coalition e a Direcção Regional das Comunidades, teva por objectivo aproximar a região ao estado da Califórnia onde, segundo os recenseamentos americanos reside a maior comunidade de origem portuguesa nos EUA, cerca de 350 mil pessoas, a vasta maioria de origem açoriana.  Uma comunidade completamente integrada na sociedade californiana que é uma das mais multiculturais do mundo americano. 
O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, visitou as comunidades açorianas da Califórnia em Fevereiro, tendo, na altura, reunido também com elementos da CPAC.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima