Lions de Rabo de Peixe promove Domingo rastreio e despiste à diabetes e hipertensão

O Lions Clube de Rabo de Peixe leva a efeito amanhã, Domingo, dia 17, uma acção de rastreio e despiste da diabetes, hipertensão e pneumologia, ação que terá lugar no Centro Comunitário e Juvenil de Rabo de Peixe.
Este rastreio decorrerá entre as 9H00 e as 12H00 e terá o contributo do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e da Associação de Diabéticos de S. Miguel e Santa Maria e insere-se nas acções do Dia Mundial da Diabetes, inseridas nas programações para este ano leonístico.
A diabetes é uma das principais causas de cegueira, doenças cardíacas e amputações, pelo que é importante seguir três ‘regras de ouro’.
A primeira é vigiar os valores de glicémia e incentive os familiares a fazer o mesmo, a segunda é a adopção de uma alimentação equilibrada e saudável e a terceira ser fisicamente ativo.
A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para pessoas com diabetes mellitus, estando disponível gratuitamente, para este grupo, nos cuidados primários.
Nesse sentido, é recomendado que, quem ainda não fez a vacina, se dirija ao centro de saúde para esse efeito.
A prevalência da diabetes tipo 1 e 2 situa-se em 7,9% nos Açores, abaixo de 9,9%, último valor apontado para o conjunto do país pela Direcção-Geral da Saúde. No final de Setembro estavam registadas 20.067 pessoas com diabetes nos cuidados de saúde primários da Região.
Por isso, convida-se todas as pessoas, mesmo residindo fora de Rabo de Peixe, que pretendam participar naquele rastreio que se dirigem ao antigo Barracão, localizado no centro da Vila.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima