Activista sueca Greta Thunberg está a navegar para os Açores

A activista sueca Greta Thunberg anunciou nas suas páginas do Facebook e Instegram que vai passar nos Açores no trajecto até Espanha, onde participará numa conferência sobre alterações climáticas. A jovem foi convidada a visitar Portugal e a discursar na Assembleia da República.
Depois de ter partido das Américas a bordo do La Vagabonde, embarcação cuja pegada ecológica é quase nula, a jovem activista sueca prepara-se para passar pelos Açores a caminho de Madrid, capital espanhola onde ocorrerá a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. Segunda-feira, no habitual diário de bordo que a adolescente coloca nas redes sociais, revelou que estava a navegar a norte da Bermuda e está a navegar para os Açores.
Depois de ter partido das Américas a bordo do La Vagabonde, embarcação cuja pegada ecológica é quase nula, a jovem activista sueca prepara-se para passar pelos Açores a caminho de Madrid, capital espanhola onde ocorrerá a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.  
“Sexto dia. [Está] sol enquanto navegamos a Norte das Bermudas. Encontrámos tempo difícil, mas [estou] muito feliz e confortável a bordo do La Vagabonde”, escreveu a jovem de 16 anos na publicação. Já na ida da Europa para os Estados Unidos, Greta tinha escolhido uma alternativa ecológica: nessa viagem escolheu o Malizia II, embarcação equipada com painéis solares e turbinas submersas que geram electricidade sem emitir dióxido de carbono, segundo a notícia do jornal ‘Público’.
Apesar de, para já, não estar previsto que a jovem pise território português, um convite para que tal aconteça foi lançado por um grupo de jovens lusos que participam no movimento Greve Climática Estudantil. Estes activistas querem que a congénere sueca visite o Portugal, desejo que foi igualmente aprovado por unanimidade pela comissão parlamentar de Ambiente. Estes jovens portugueses mostraram-se inspirados pela luta da adolescente que se manifestava diariamente nas escadas do Parlamento em Estocolmo, durante o horário escolar, em protesto contra a letargia do Governo em relação às alterações climáticas. Esta acção serviu de inspiração à Greve Climática Estudantil, que recolheu o apoio de jovens um pouco por todo o mundo. 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker

Revista Pub açorianissima